PicNic… PicMe


Bolo simples de chocolate {com farinha de arroz}
April 8, 2016, 1:58 am
Filed under: Doce | Tags: , , ,

Bolo de chocolate com farinha de arroz

Nem sei quando que eu decidi que em minha casa sempre teria um bolo.

Eu tenho essa imagem na cabeça de uma mesa robusta de madeira que tenha sempre uma fruteira com frutas frescas e vibrantes e ao lado um prato de bolo com uma tampa de tule e uma faca a postos. Na minha imagem particular inclui uma luz de meio de tarde, uma brisa morna e a alegria de uma casa sempre em movimento, de um café saindo a qualquer momento para uma visita ou simplesmente uma pausa por apetecer um chá com bolo (de preferência fora de hora, pra dar aquela sensação de ser sapeca como uma criança).

E não tem faltado visitas queridas na minha vida, e o Bento brinca de fazer chá e bolo mais do que de carrinho e eu sei que apesar da minha casa não ser exatamente como essa imagem de fazenda linda que eu tenho na cabeça ela é assim cheia de bolo.

E quando precisei tirar o leite e depois a farinha eu confesso, fiquei assim meio sem chão. Eu continuei servindo o bolo, mas não mais dividindo o bolo e assim não poderia continuar. Eu queria partilhar aquele momento, daquelas garfadas, os suspiros de delícia ao se comer um bolo feito com afeto.

E aqui está, o tal que tirou suspiros de surpresa por ser diferente e assim mesmo ser igual, igual aquele que povoa nossas mais tenras memórias.

Eu adaptei a receita que veio no verso do pacote de farinha de arroz. Depois de uma outra receita falha, fiz os ajustes que achei que fariam esse ter sucesso e teve.

Troquei o açúcar branco pelo mascavo, que deixa o bolo mais úmido (e saudável!) e adicionei o café pra dar mais sabor.

Bolo de chocolate adptado daqui:

3 ovos

1 xícara de açúcar mascavo

1/2 xícara de óleo

1/2 xícara de chocolate em pó

1 xícara de água fervendo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 xícara de farinha de arroz

3 colheres (café) de café instantâneo (usei o orgânico)

1 colher (chá) de extrato de baunilha

Preparo:

Bater os ovos, o açúcar, o óleo e o chocolate em pó. Adicionar a água fervendo e o café. Deixar esfriar um pouco e adicionar o fermento, a baunilha, e a farinha de arroz.

Em forma untada com óleo e farinha de arroz assar em forno pré-aquecido a 180C por cerca de 25 minutos (verificar antes disso, o teste do palito deve sair limpo).

 






Comments are closed.



