PicNic… PicMe


Mousse de Chocolate Miraculosa
January 25, 2016, 4:08 pm
Filed under: Doce | Tags: , ,

Screen Shot 2015-11-25 at 10.58.40 AM

E por mais que deseje o novo, eu sempre retorno pro conhecido.

Dizem que as andorinhas são assim. Exploram, voam pra longe, mas sempre sempre voltam pra casa. Símbolo de Lisboa, de onde eu vim, elas dizem muito sobre mim.

Então ao encontrar essa receita acabei por também encontrar um resumo de mim mesma.

Completamente paradoxal, ela é feita de chocolate e água, e apenas isso. Na teoria chocolate detesta água, mas aqui não, eles formam o casal perfeito e se transformam nessa mousse de textura inacreditável.

Eu que quero ir e estar, sempre ao mesmo tempo, vejo aqui que se eu encontrar a maneira certa de misturar esses meus desejos ainda hei de conseguir um resultado tão incrível quanto o desse doce de infância.

A receita achei no Food52  e é do Hervé This, ela está compilada no livro Genius Recipes, que é de fato genial.

Para 4 porções:

Ingredientes:

  • 3/4 de xícara (170g) de água
  • 227g de chocolate amargo (70%)
  • chantilly para servir (opcional)

Preparo:

Em uma panela coloque a água, leve ao fogo médio-baixo e adicione o chocolate e misture até derreter e obter um creme homogêneo.

Coloque a panela sobre uma tigela com cubos de gelo para resfriar (se preferir pode transferir o conteúdo da panela para uma tigela que estará sobre outra tigela que contenha o gelo, isso fará com que esfrie mais rápido) e bata com um batedor de arame ou uma batedeira de mão usando o aro. Ao bater o creme, irá incorporar o ar o que fará com que fique mais grosso e aerado ao mesmo tempo.

Quando dentro do aro se formar aglomerados de chocolate, despeje o conteúdo em 4 potinhos e deixe firmar.

obs: Três situações podem ocorrer ao se produzir essa mousse. Aqui seguem as situações e a maneira de corrigi-las:

  • Se o chocolate não contém gordura o suficiente, derreta a mistura novamente e adicione mais chocolate e repita as instruções.
  • Se a mousse não ficar leve o suficiente, derreta novamente o conteúdo e adicione mais água repetindo as instruções.
  • Se você bateu demais e por isso a mousse ficou granulada, isso significa que a espuma se transformou em uma emulsão. Nesse caso derreta novamente a mistura e siga as instruções novamente, sem necessidade de adicionar nenhum ingrediente.

 






Comments are closed.



%d bloggers like this: