PicNic… PicMe


Pão – na panela
January 1, 2016, 3:49 am
Filed under: Salgado

Screen Shot 2015-12-04 at 11.21.24 AM

Eu tenho essa impressão, ilusão, de que se agir na situação ela logo se resolve e já posso riscar da lista de pendências da vida.

Como posso ser assim tão tola, nem eu consigo entender.

Acho que normalmente fazer pouco seria o ideal. Esperar, dar tempo ao tempo, ter fé mesmo. Quisera eu ter essa tranquilidade.

Mas costumo arrogar pra mim o problema alheio, com a melhor das intenções sempre, costumo achar que sei a resposta, que sei o que falta, que basta fazer assim ou assado e pronto.

Aí veio a descoberta desse pão, que é mais que um exemplo a ser seguido, ele é a prova de que o tempo, e o tempo sozinho, é a melhor e mais acertada ação.

….

Basta misturar os ingredientes e esperar. Amassa uma vez. Aquece a panela (que é o segredo da casca mais linda). Assa com tampa, assa mais um pouco sem a tampa e pronto, nasce um pão magnífico.

A receita do já famoso (sou meio lenta nessas coisas de famosos!) No Knead Bread que usei foi a do Serious Eat.

Dica de um amigo, tanto a receita quando o milagre de assar o pão em uma panela pra se obter essa casca e cara incrível.

Ingredientes:

  • 300 g de farinha de trigo
  • 4.5 g de sal
  • 3 g de fermento ativo seco
  • 210 g de água

Preparo:

Misturar a farinha de trigo, o sal e o fermento. Adicionar a água e misturar bem.

Cobrir com plástico filme e deixar descansar em temperatura ambiente por 12h a 24h.

Leve ele pra geladeira por 3 a 5 dias.

Coloque a massa em uma bancada enfarinhada e molde em formato de pão. Cubra com um pano enfarinhado e deixe crescer de 2h a 4h.

Enquanto isso coloque a grade do forno no centro e pré-aqueça o forno com a panela (de ferro ou de aço inox de fundo triplo) dentro a 230ºC.

Quando a massa já estiver crescida, faça dois a três cortes no topo com uma faca ou lâmina. Retire a panela do forno e rapidamente coloque o pão moldado dentro da panela (cuidado pra não se queimar!). Tampe a panela e volte para o forno. Asse por cerca de 15 minutos.

Retire a tampa e asse por mais cerca de 35 minutos (até que o interior do pão esteja a 100ºC).

Retire do forno e de dentro da panela. Deixe descansar em uma grade por pelo menos 15 minutos antes de cortar o pão.

..

Eu muitas vezes acrescento um tempero na massa junto do passo de misturar a farinha etc. Como orégano ou cominho em pó. Costuma fazer sucesso.

 

 

 






Comments are closed.



%d bloggers like this: