PicNic… PicMe


Esfihas
July 3, 2015, 12:40 pm
Filed under: Salgado

Esfiha de ricotaTem fases que eu tenho preguiça de gente, de sair na rua, de esperar na fila, de escolher o pedido, de ter que me vestir, preguiça de ser, de estar de ter que tentar. Aí eu faço. Faço em casa, faço sozinha. Eu cozinho, tricoto, costuro, arrumo, leio, aprendo e descubro. Erro e acerto no escuro.

Tem tempos que nem penso em tentar nada de novo, faço o mesmo bolo. Não sujar a bancada, cortar papelada e nem arrumar tudo depois. Tem dias que quero ver o novo, o lado de lá, que quero acreditar que tem sim coisa por aí. Então eu vou, eu tento, experimento, espero e escolho, só quero ser do outro e nada mais.

E dizem que a preguiça é pecado, mas eu acho que se bem usado rende um bocado.

Essa é a receita original, tem até video.

Eu dividi a receita por ser minha primeira vez e por não querer terminar com 50 esfihas na bancada.

Ingredientes:

140ml de leite morno *

5g de fermento biológico instantâneo **

8g de açúcar

250g de farinha de trigo

2.5g de sal

17g de azeite

Preparo:

Misture o leite morno ao fermento e açúcar e deixe descansar por 10 minutos pra que o ative.

Em uma batedeira planetário, usando o gancho, adicione na mistura de leite o sal, o azeite e a farinha de trigo. Bata até que a mistura esteja elástica e desprendendo do bowl.

Formar uma bola com a massa, e deixar descansar por uma hora em local sem vendo e morno.

Depois da massa já ter dobrado de volume, em uma bancada enfarinhada cortar a massa em partes iguais (essa porção da receita me rendeu 10 esfihas) e deixar descansar por mais 10 minutos.

Abrir cada pedaço de massa em discos, rechear à gosto e fechar usando um pouco de água nas bordas pra ajudar a grudar.

Assar em forno alto até que estejam levemente douradas.

A massa ficou maravilhosa, crocante e tudo nas bordas. Não sei se é certo uma esfiha ser crocante, mas ficou divino!

A receita original ele faz tudo na mão, mas eu resolvi usar a batedeira pra deixar as coisas mais sob controle, considerando que tenho sempre que estar com as mão minimamente limpas pra salvar o menino de alguma travessura.

*eu usei mais leite, cerca de 180ml-200ml por estar fazendo na batedeira e não sovando na mão. Na aula de panificação sempre diziam que farinha ama líquidos e quanto mais tem mais macio fica..

** Eu usei o fermento biológico instantâneo ao invés do fresco, por ser o que eu tinha em casa. Usei 7g simplesmente pelo meu fermento estar no limite da validade e não querer correr o risco da esfiha não dar certo por conta de fermento velho… Aliás, sobre fermentos, pra entende-los e saber como converter eu vou aqui.






Comments are closed.



