PicNic… PicMe


Bolo de Chocolate com Buttercream e Cobertura de Chocolate
December 20, 2013, 9:51 pm
Filed under: Doce


bolo de chocolate com recheio de buttercream e cobertura de chocolate

Mudou muito sua vida?

Essa é a pergunta mais frequente desde que o baby chegou.

A resposta é bem óbvia. Sim.

Mas as pessoas pensam sempre que estou me referindo às horas picadas de sono. Ao choro. Ás cólicas. Às dúvidas. Ao sexo. Ao trabalho. etc.. Bem, tudo isso definitivamente mudou. Mas o que mudou mesmo, e pra muito melhor, fui eu.

Não estou querendo me gabar não. O negócio aqui é tão enrascado que precisaria de uns 20 filhos pra chegar em algum lugar. Mas, que eu consegui aprimorar alguns itens da minha lista, consegui.

Derrapo e volto aos antigos hábitos com mais frequência do que gostaria. Mas Bento não deixa barato e logo corre pra me por no lugar.

Explico:

Se eu quero um bebê contente preciso estar descansada, pra conseguir descansar precisa estar alimentada, pra dar certo todo esse ciclo sem fim ele precisa de ritmo.

Eu não tinha hora pra almoçar, muitas vezes invertia a ordem das refeições. Muitas vezes descansava menos do que meu corpo pedia, pra cumprir todos os itens da minha lista infinita de afazeres. Eu não tomava jeito e não conseguia ter ritmo, nem disciplina, nem nada.

Isso mudou.

Pra que ele tenha tudo isso eu tenho que fazer comigo primeiro.

Pra ter leite, tenho que me alimentar, dormir, beber muita água. Eu acordo na mesma hora, dou banho no mesmo período, almoço na hora do almoço pois caso contrário não almoço mais, já que nesse horário ele tira um (mini) cochilo. E assim por diante.

E eu confesso, achava que ter essa rotina era uma prisão, que eu não queria nada disso, que me sentiria impotente e sufocada pela mesmice. Ledo engano.

Agora uso com sabedoria meu tempo livre. Planejo melhor as coisas. Dou mais valor aos detalhes. Simplesmente por saber que mais ou menos naquele período eu vou ter tanto tempo livre. Isso me acalma.

É assim no mais ou menos. Pra não cair na rigidez, vira e mexe Bento troca tudo de lugar e a hora que era de mamar vira a de tomar banho.

Aprendizado constante esse menino me dá.

Agora vou assim, tentando me desapegar e entrando mais no ritmo que a vida vem me ofertar.

……..

Antes eu faria esse bolo no susto. Não deixaria ele esfriar o suficiente na bancada pra desenformar, causando sempre problemas nas bordas. Rechearia o bolo ainda morno, fazendo com que o creme de manteiga derretesse. Cobriria com pressa e a calda escorreria mais de um lado que do outro e tudo teria sido extra triste.

Mas agora, que tenho pouca margem de erro, com o tempo contado entre uma chamada e outra do mini-ser, eu planejo (!!quem diria!!). Fiz o recheio duas noites antes. Fiz os bolos na noite anterior.  No dia D eu apenas montei o bolo e fiz a calda que não dava pra ser feita com antecedência. E então nasce um bolo feito por uma mãe.

Esse bolo é incrível por ser absurdamente simples de ser feito e seu resultado ser úmido e fofinho. Coisas que só dona Martha faz por você!

Receitas:

Bolo (da sempre prática Martha Stewart):

3/4 de xícara de cacau em pó

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

1 e 1/2 xícara de açúcar

1 e 1/2 col. de chá de bicarbonato de sódio

3/4 de col. de chá de fermento químico

3/4 de col. de chá de sal

2 ovos grandes

3/4 de xícara de leite + gotas de vinagre (buttermilk)

3/4 de xícara de água

3 col. de sopa de óleo

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Em um recipiente coloque todos os ingredientes secos e misture com um batedor de arames (fouet).

Em outro recipiente misture todos os ingredientes molhados.

Adicione os ingredientes molhados aos secos e misture. (A massa fica bem líquida)

Em duas formas untadas e enfarinhadas derrame por igual a mistura e asse até que um palito saia limpo ao ser espetado no bolo.

Obs: Eu criei a mania de forrar o fundo da forma com papel manteiga e só depois enfarinhar, pra garantir que vai desenformar beeeem fácil. Mas teoricamente isso não é necessário.

Recheio de buttercream (creme de manteiga) (receita também da Martha Stewart!)

240g de manteiga em temperatura ambiente

3 xícaras de açúcar impalpável (exemplo)

1 col. de chá de extrato de baunilha

Preparo:

Bater todos os ingredientes na batedeira.

Cobertura: (da Ana)

200g de chocolate meio-amargo

40g de manteiga

Preparo:

Em banho-maria, derreter o chocolate e a manteiga. Espalhar por cima do bolo.

Montagem do bolo:

Depois de frios, desenformar os bolos.

Posicionar o primeiro bolo no prato e espalhar por ele o recheio de Buttercream.

Posicionar sobre o recheio o segundo bolo.

Cobrir o bolo com a cobertura de chocolate e ser Feliz!






Comments are closed.



