PicNic… PicMe


Peras
September 1, 2010, 11:19 am
Filed under: Doce, Uncategorized

Ganhei da minha madrinha, que ganhou de um amigo, um belo cesto de peras. Eu amo peras, mas nem comendo em todas as refeições eu conseguiria consumir todas essas lindas frutas antes delas desfalecerem com esse calor do verão lisboeta.

Por isso, hoje cedo resolvi pesquisar algumas opções de sobremesas usando as peras e usando o que me resta no armário antes de nossa partida, porque essa tarefa requer um belo jogo de cintura, usar mas sem acabar antes da hora e nem deixar sobrar pra não jogar fora.

E como se não bastassem os pré-requisitos já existentes, ainda queria fazer um doce novo no meu repertório e pra complicar total o meio de campo, tinha que agradar o paladar do Ric.

Foi então eleito esse crumble que vi no Technicolor Kitchen da Pati, e como o Ric não gosta de peras mas ama uma torta de maçã bem cremosa e com algo de crocante por cima, eu arrisquei.

E ele amou. Eu achei uma delícia, mas cheguei à conclusão de que prefiro as frutas in natura do que cozidas.

Receita:

(quase nada adaptado da Technicolor Kitchen)

6 peras (tipo Rocha – Portuguesa) cortadas em cubinhos sem cabo e sementes

1/2 xícara de água

3/4 xícara de açúcar baunilhado

1 col. de sopa de vinagre branco

1 col. de chá de canela em pó

Crumble:

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de açúcar baunilhado

1 col. de chá de canela em pó

140g de manteiga sem sal em cubinhos fria

Preparo:

Ligue o forno a 180ºC.

Em uma panela coloque as peras, o açúcar, a água, a canela e o vinagre, leve ao fogo médio até que as peras estejam tenras, mexendo vez ou outra (essa variedade de pera libera bastante água, por isso, se achar que está com muito líquido, elimine um pouco da calda. Se for uma variedade mais seca, adicione água conforme necessário).

Em um bowl coloque a farinha, o açúcar e a manteiga. Com as pontas dos dedos, misture a farinha com a manteiga fazendo uma farofa.

Coloque as peras em um refratário e por cima distribua a farofa. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até dourar.

Sirva quente ou frio.


4 Comments so far
Leave a comment

A Conceição tem feito com frequencia maçã assada como sobremesa. Vou passar para ela esta receita para experimentarmos aqui. Ou melhor, vou esperar sua volta para você fazer para nós. Que tal a ideia?

Comment by Papito

Que pêras lindas, Nina! Amei as fotos!

Comment by Patricia Scarpin

Máááá meu deus!! Eu não gosto de pêra, mas essas fotos me deram muita vontade de comer pêra! hahaha. Seu site é uma delícia! Dá vontade de morder a tela do computador!

O mais legal é a maneira como vc contextualiza, conta sua história, o que te levou a preparar cada prato.

Parabéns! Suas receitas parecem fáceis (mas não sei se eu arrisco! haha) e deliciooosas!

Beijos!

Comment by Maira

Má… não larga o blog!!! Vc escreve tão bem… e suas fotos são tão gostosas de ver!
Saudade! (aliás saudade é uma coisa, né? vc longe ou perto, sinto saudade! hehe)
Bjos!

Comment by fematsu




Leave a Reply

