PicNic… PicMe


Queijo Mascarpone
August 19, 2010, 3:55 pm
Filed under: Salgado, Uncategorized

Ai como eu queria uma vaca. Queria uma de presente de natal. Pedi pro Ric essa manhã, ele ainda estava meio dormindo, mas respondeu preocupado “Ai meu Deus…”.

Já pensou em quanto queijo eu faria com o leite de uma vaca só minha? Sem falar em todos os outros derivados… Um sonho!

Bem, enquanto a vaca não vem, eu preparo queijo assim mesmo!

Queria queijo mascarpone, que aqui em Portugal nem é tão absurdo de caro quanto em São Paulo, e poderia muito bem ter comprado pronto ao invés de me aventurar mais uma vez no mundo dos queijos. Mas eu pensei comigo, tenho que aproveitar o tempo livre e fazer essas minhas tentativas sem medo de ser feliz.

Foi então que eu tomei coragem e comprei os pacotinhos de creme de leite fresco. Sim, ele é feito a partir do creme de leite.

Olha só como é importante fazer as coisas pra saber o que está comendo. Eu nem ficava com peso na consciência depois de comer um belíssimo pedaço de Tiramissu no Rosmarino, porque afinal, só ia queijo e bolachinhas e café. Tudo verdade, mas mal sabia eu que esse deve ser o queijo mais gordo do mundo!!!

Mas eu tenho que confessar, eu fiz o queijo para fazer uma cheesecake de chocolate, significando que minha memória de “peso na consciência” em questões de doces é bem parecida com a do peixinho Dori.

Blábláblás a parte, eu fiz (claro que teve percalços) e ficou perfeito. Fiquei tão emocionada quando vi que o queijo estava firmando que tive que sair de casa para ser paciente e esperar as 24h de geladeira que ele deveria receber.

Receita:

(original do Baking Obsession)

Ingredientes:

500ml de creme de leite fresco (36%) pasteurizado (não ultra-pasteurizado)

(*aqui em Portugal, usei as natas frescas que só tem 30%)

1 col. de sopa de suco de limão fresco

(*usei o Siciliano que é o comum em Portugal)

Preparo:

Coloque o creme de leite em um bowl e leve ao banho-maria (a água não deve estar borbulhante, apenas com aquelas borbulhinhas pequenas). Aqueça o creme mexendo sempre até atingir 88ºC (cerca de 15 minutos).

Adicione o suco de limão e continue no banho-maria mexendo delicadamente até que o creme fique mais espesso (deve cobrir as costas de uma colher sem escorrer).

Retire o bowl da água e deixe esfriar por 20 minutos.

Posicione um pano de prato fino sobre uma peneira apoiada em um bowl, derrame o creme sobre o pano sem apertá-lo e cubra-o. Leve à geladeira por 24h para firmar.

Rende cerca de 220g (1 xícara) de queijo.


6 Comments so far
Leave a comment

Caí nesse blog esses dias e não pude deixar de lembrar de vc – http://sunday-suppers.com/

Beijo!😉

Comment by isa

Blz, Má! Mas vc falou que fez esse queijo pra fazer um cheesecake…CADÊ O CHEESECAKE???
Queremos fotos (e um pedaço tb)!! hehehehe
Seu desejo de ter uma vaca fez sucesso aqui na Nokia…mas o que eu achei mais legal foi a reação do Rick. Eu sei como são essas vontades inusitadas..sua irmã é igual! Não é a toa..hehe
Bjos e voltem logo!

Comment by Rapha

não dá nem vontade de comentar…. delícia!

Comment by luisa

lindo lindo sunday supper!
tks por sempre lembrar de mim!
Já já teremos o nosso supper!
bjinhos

Comment by ninacosta

ai lú, vc sabe bem como é delícia, né?

Comment by ninacosta

Rapha,
eu morri de rir!! mto meeeesmo!!! morri de vergonha também de imaginar a Nokia achando graça do meu sonho de ter uma vaca!!!
Pois é, vc é o único que entende bem o sofrimento do ric… coitados…
Ishhhhhh, o cheesecake sumiuuuuu….hahahahhah….mas nem ficou tão bom assim. Quando voltar farei um pra nós, deal?
estamos quase chegando! bjinhossss

Comment by ninacosta




Leave a Reply

