PicNic… PicMe


Morangos
July 20, 2010, 7:53 pm
Filed under: Diversos, Uncategorized

Há cinco anos visitamos a casa da tia Ana Paiva em Sintra pela primeira vez.

Já mostrei aqui a vista de tirar o fôlego de sua sala, através de um tulipa cultivada pela própria tia Ana.

Mas não foi a vista, nem os lagos, ou o relvado que me marcaram tanto. Foi a horta. Mais que a horta, foram os morangos.

Lembro-me dos dias quentes daquele verão. Vim uma semana antes que o Ric e mais uma vez a tia Ana me acolheu em seu seio e fiquei em sua casa.

Lembro-me perfeitamente dela chegando com o cesto de morangos e anunciando o almoço. Salada de alface e morangos, sua invenção. Sinto como se tivesse sido a cinco minutos a nossa refeição. Nós (tia Ana, Marta e eu) em pé à volta da mesinha redonda na copa da cozinha, recitando a benção e então nos fartando daquela benção de salada.

Antes de nos mudarmos para cá, só pensava nesses morangos, naquela casa, na diversão dessa horta, na liberdade dessa vida, dentro dessa família que eu me sinto parte. E eu tive o privilégio de acompanhar (ao lado da Martuxa e acompanhada de muitos gritinhos e suspiros de ansiedade de ambas) o plantio das mudas, o nascer das flores, os primeiros morangos vermelhos que brilhavam para nós.

Eles são tenros, suculentos, doces e vermelhos. Eles são a perfeita metáfora para o amor que sinto pelos Paiva e pela oportunidade que tive de viver isso.

Esse é um dos lanchinhos que se faz lá, morangos colhidos e flores frescas na mesa com os pratos verdes, vendo o Palácio da Pena. Paraíso.


8 Comments so far
Leave a comment

Estas são as coisas importantes da vida…

Comment by Paulo Costa

Eu gostava de comer morangos como estes! (leia com sotaque portuga… hehe)

Comment by fematsu

Cada dia é uma surpresa melhor que a outra. Esta dos morangos é demais! Vou tentar contribuir para você ter o seu pomar, pois acho que serei beneficiada! Seu blog é lindo! Aqui pertinho da casa da vovó Eneide tem uma feirinha orgânica q eu acho q vc vai ficar freguesa! Estou fazendo hoje pras minhas amiguinhas o seu bolo de banana e depois eu conto. Espero q fique tão bom quanto o seu.

Comment by angela

Seus textos são sempre lindos. Realmente, essas são as coisas que fazem a vida valer à pena. Os pequenos prazeres… Uma mesa com flores frescas e morangos do jardim, junto com as pessoas amadas… Feels like home.

Comment by isa

MORANGOS!!!!

Comment by Helena Costa

MORRI DE RIR!!! Lembrei das suas imitações aqui na nossa mesa de jantar!!! saudades!

Comment by ninacosta

vc nem gosta de morangos!!! HHAHAHAHAH

Comment by ninacosta

Hello, found your lovely blog on Zero Waste Home. I live in Sintra and we have a Zero Waste project in our home-you can follow our project on

http://www.zerowastelifestyle.blogspot.com

I would love to hear from you-we can exchange zero waste ideas in Portugal!
(zerowastelifestyle will be available in Portuguese in the autumn)

Comment by zerowastelifestyle




Leave a Reply

