PicNic… PicMe


Bolo de Banana com Canela
June 29, 2010, 11:12 am
Filed under: Doce, Uncategorized

Ainda tem gente boa no mundo. E se você tentar bastante, sorrir bastante e for boa com os outros também, em algum lugar em algum ponto, um desconhecido será assim com você também, e você levara um choque. E no meu caso, fico inundada de felicidade.

Ganhei bananas da dona da banquinha da feira orgânica neste sábado, elas estavam bem maduras e com a casca pintadinha, do jeito que eu mais amo. Quase tão boas quanto as bananas da casa da vovó em Amparo, as minhas preferidas do mundo.

Quando estivemos em Luxemburgo para o natal, a tia Wanda anunciou que iria preparar um bolo com as bananas que estava abandonadas na fruteira. Eu logo lembrei do bolo de banana da mamãe, uma das únicas coisas que ela fazia lá em casa, que eu amava, mas era pesado como uma pedra! Mas não, ela preparou em instantes a receita mais leve do mundo. Com a banana por cima de tudo e a canela polvilhada. Delícia.

Mas tenho que confessar que meu amor instantâneo por aquele bolo foi uma combinação de detalhes. Estar em família (essa parte da família a gente vê uma vez a cada 5 anos, e quando a gente se encontra parece que tinha se visto na noite anterior, tão bom!), bolo em tabuleiro retangular (em casa só tinha bolo retangular, que nem saía da forma, por que acabava antes mesmo de esfriar – foi o caso desse na tia Wanda), bolo que acaba rápido, comer em pé na cozinha…

E a canela, a canela é para mim uma passagem para as boas memórias da infância. Não são muitas, tenho que confessar (não é pra debater isso comigo, ok família?! Eu sei do que tô falando, e não é lamúria não!), mas o cheirinho da canela me traz à mente minha imagem sentada na copa da cozinha da tia Ana, comendo bolinhos de chuva, quantos eu quisesse! Arroz doce que aparecia lá em casa, bolo simples da vovó com açúcar e canela lá em Amparo e até as rabanadas da Tia Angela, que já não são da minha infância, mas me trazem essa deliciosa sensação de conforto, aconchego, segurança, despreocupação, férias – no caso das rabanadas.

Foi tão bom fazer esse bolo aqui em Portugal, o lugar onde mais lembro do convívio com a Fer e o Rê, onde nós quatro (Lena e eu) eramos crianças 100% do tempo e era sempre verão. Ao mesmo tempo lembrar desse natal gostoso na casa dos tios, com os primos, e ter bolo de tabuleiro de novo.

Segundo o Ric, o melhor bolo de banana do mundo!

Receita da tia Wanda:

1 xícara de farinha trigo

1 xícara de açúcar

pitada de sal

1/2 col. de sobremesa de fermento químico

2 ovos

1/2 xícara de leite morno

1/2 xícara de óleo

6 bananas maduras médias

açúcar e canela para polvilhar

Preparo:

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture com um fouet (vara de arames) até ficar homogêneo. Disponha a massa sobre uma forma de aproximadamente 24cm X 6cm untada com manteiga e farinha.

Corte as bananas em rodelas* e disponha sobre a massa. Polvilhe açúcar e canela e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Quando um palito inserido na massa sair limpo, o bolo estará pronto.

* As bananas estavam muito maduras, por isso eu amassei todas e coloquei sobre a massa, mas elas afundaram. Por isso, quando desenformei, virei o bolo para que o doce de banana ficasse para cima e polvilhei novamente a canela. Se colocar as bananas em rodelas, elas ficarão no topo do bolo, não sendo preciso virá-lo.

– Essa é meia receita, por isso usei a forma redonda com fundo removível de 24cm X 6 cm. Quando faço a receita inteira (é só dobrar todos os ingredientes, exceto os ovos que serão 3 na receita completa), uso a forma retangular de 35cm X 24cm.

– Já fiz esse bolo com maçãs fatiadas ao invés de bananas, também ficou uma delícia! Usei também uma compota de maçã, que foi para o fundo do mesmo jeito que a banana amassada. Por isso recomendo que quando for usar um creme de frutas ao invés de fatias, use uma forma que permita virar o bolo para que o creme fique no topo, como é o caso desse da foto.


8 Comments so far
Leave a comment

Que delícia de texto! E o bolo parece tão delicioso quanto. Quando vc fala desse conforto das memórias de infância eu me reconheço tanto em vc… eheh Talvez é por isso que digam que recordar é viver.

Que bom que a comida te dá esse conforto. Saudades de vocês.
Aproveitem o verão e as frutas deliciosas daí!😉

Beijo!

Comment by isa

Isa,
tenho a impressão que vivemos a mesma vida em contextos diferentes.
saudades profundas…
bjinhos

Comment by ninacosta

delicie-se!!!! o blog é lindo: http://www.wildyeastblog.com/

Comment by luisa

luuu, que coisa mais linda!!

Comment by ninacosta

Oi Marina, td bem com vc?
Nossa, adorei seu blog! Sua maneira de escrever é bem romanceada, gosto disso, parece que vc está por perto, conversando. Achei a foto da fatia do bolo mto bacana, com a forma do garfo ao lado. Suas fotos são saborasamente artísticas. parabéns!
Ah, estou voltando para Ouro Preto semana dia 17 próximo. Infelizmente não dará para reencontrarmos. aproveito para deixar um abraço e votos de felicidades em sua nova vida no Brasil.
Kátia (irmã da maria Elisa…rs)

Comment by Kátia

Queria que vc fizesse esse bolo aqui na minha casa, pra comermos juntas com uma xícara de chá ou capuccino na minha mesa da copa e conversando com você. Pra mim não tem coisa melhor!!!!!!!!!

Comment by angela

Fiz esta receita hoje, ficou bem baixinho, a massa não cresceu, é normal?? o sabor é maravilhoso. Obrigada pela receita.

Comment by Rosa Xisto

Oi Rosa,
Que bom que ficou gostosa!
Acho que pode ter ficado baixinha por dois motivos, muito peso da banana que não permitiu a massa crescer ou uma forma muito grande pra quantidade de massa…
É uma questão de testar em outra forma ou com a banana cortada mais fininha!

Comment by ninacosta




Leave a Reply

