PicNic… PicMe


Pão-Bolo
May 29, 2010, 4:54 pm
Filed under: Salgado, Uncategorized

Típico das festas populares de Portugal, que se iniciam em Junho e correm até meados de Agosto, este pão meio bolo, bolo meio pão recheado de chouriço e fiambre (presunto, em SP) é delicioso para um lanche, acompanhar uma refeição ou beliscar durante um assalto à cozinha!

Achei essa receita em um livro sobre a gastronomia portuguesa que aluguei na biblioteca de Oeiras. Aluguei especialmente pra fazer uma sopa que a Fer me pediu. Ele ficou comigo mais de um mês, folheei suas receitas diversas vezes, mas sem escolher nenhuma. Tenho um sério problema com livros de receitas. Tenho sempre a sensação que eles vão me enganar e que vou me frustrar com as receitas, que penso sempre terem o tal ingrediente mágico omitido da impressão. Devo ter tido alguma má experiência que nem me recordo para ter esse “trauma”.

Bem, chegou a hora de devolver e eu acabei por anotar 3 receitas pra protelar ainda mais a oportunidade de testá-las. A sopa para a Fer, o pão de chouriço e o doce de ovos Sericaia.

Mas nada me tirava daquele estado de dúvida e me empurrava para a cozinha. Até ver um post da Fernanda do Chucrute com Salsicha mostrando o tal livro em detalhes e da felicidade dela em ter mais um livro da Tessa Kiros e tal. Foi o empurrão na bicicleta que eu precisava para perder o medo de andar!

Lá fui eu em direção a essa delícia. Substitui o chouriço e o fiambre por bacon e salame, por ser o que tinha em casa! Ainda to devendo a sopa pra Fer, mas acho que tô no caminho!!

Pão de Chouriço

(adaptado do livro Sabores e Cozinha, ao encontro de Portugal. Tessa Kiros)

Ingredientes:

5 ovos

100g de manteiga derretida e fria

5 col. de sopa de azeite

185 ml de leite

310g de farinha de trigo

2 col. de chá de fermento químico

1/2 col. de chá de sal

100g de salame fatiado (eu fiz em tirinhas)

100g de bacon em cubinhos

Preparo:

Em uma frigideira com anti-aderente, coloque o bacon e leve ao fogo médio, mexendo sempre até que esteja crocante. Reserve.

Aqueça o forno a 200ºC e unte uma forma com um furo no meio com manteiga e farinha de trigo.

Misture a farinha de trigo com o sal e o fermento. Reserve.

Bata os ovos, usando uma batedeira, até ficarem fofos e cremosos.

Adicione a manteiga derretida e o azeite, mexendo bem.

Adicione o leite e a mistura de farinha à mistura de ovos em porções alternadas (leite, farinha, leite, farinha….). Adicione o salame e o bacon.

Derrame a mistura na forma e leve ao forno por cerca de 25 minutos, até que um palito inserido no centro do pão saia limpo.

….

Fiambre (Portugal) = Presunto (Brasil)

Presunto (Portugal) = Presunto Crú (Brasil)

Chouriço é um tipo de embutido.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

