PicNic… PicMe


Suvetiiii!!!!!!!
May 26, 2010, 12:13 pm
Filed under: Doce, Uncategorized

O sorvete do Santini é imbativel, mas o Ric tava louco pra tomar milkshake. Por isso arrumei uma receita de sorvete de chocolate que não precisa de sorveteira!

Como nunca tinha feito sorvete sem sorveteira, fiquei com algumas dúvidas durante o processo, que foram esclarecidas em tempo real pela dona do blog de onde peguei a receita, a Ana, que também tem o Formspring, um lugar onde postamos as perguntas e ela responde! Incrível, né?

O sorvete ficou com a consistência perfeita, só meio salgado, pois a receita tava com a medida trocada de sal, que ela já arrumou lá! Mas o Ric AMOU como milkshake (vai entender!).

Tô pra fazer outra leva com a quantidade certa de sal, mas ainda não deu. Mas certeza que vai ficar maravilhosa! Essa receita é de meio litro. Normalmente as receitas são de um litro, mas essa medida foi ótima pra um casal!


Receita de sorvete de chocolate sem sorveteira:

(quase nada adaptado daqui)

Ingredientes:

70g de chocolate meio-amargo picado (de qualidade!!!!!)

30g de chocolate ao leite picado (de qualidade!!!!!)

3 gemas de ovo

1 xícara de açúcar cristal baunilhado (o meu açúcar cristal fica guardado em um pote de vidro com as favas de baunilhas já usadas!!! Isso é açúcar baunilhado.)

1/4 de xícara de creme de leite fresco (em Portugal = Natas frescas para bater)

1/8 de colher de chá de sal (essa já é a medida correta de sal. Ele serve só pra ajudar a não criar muitos cristais de gelo no sorvete!)

Preparo:

Em banho-maria, derreta os chocolates e então deixe esfriar por 5 minutos.

Bata as gemas e o açúcar com uma batedeira até ficar homogêneo (ele fica granulado mesmo) e então, ainda batendo, adicione o chocolate e bata até ficar homogêneo. Reserve.

Em uma panela, coloque o creme de leite e leve ao fogo baixo até criar aquelas bolhas pequeninas nas laterais.

Adicione 1/4 do creme de leite à mistura de chocolate, sempre batendo. Devolva a mistura de chocolate à panela e volte ao fogo baixo até engrossar o suficiente para que, quando nas costas de uma colher, você passe o dedo no creme e esse não escorra (cerca de 5 minutos).

(ela sugere que se passe a mistura por uma peneira, mas como eu não tinha, eu não passei e deu tudo certo mesmo assim! Fica a critério de cada um)

Transfira o creme para o pote de sorvete (pode ser um antigo de sorvete industrializado ou qualquer similar que possa ir pro congelador), adicione o sal e misture bem. Tampe e leve para a geladeira até esfriar completamente (o meu demorou umas 2 horas!) e então passe para o freezer.

Depois de uma hora, tire do freezer e bata com a batedeira para quebrar os cristais de gelo que vão se formando (ainda vai estar beeeem líquido, tá tudo certo!). Repita o processo por mais três vezes, de hora em hora (a cada vez a textura vai ficando mais firme e com mais cara de sorvete!).

Tcharammmmmm, sorvete feito em casa para um dia quente com seu amor!


2 Comments so far
Leave a comment

Nininha querida!! Estou com tantas saudades suas (não é uma frase de efeito – é sentimento de verdade!) que resolvi navegar pelo seu blog e dei de cara com esse sorvete home-made! Incrível! Se vc soubesse o quanto apanhei para fazer um mísero arroz doce para a carol (com a ajuda dela)!!
Volte logo e venha para Caxias para matarmos as saudades e para, claro, fazermos algumas delícias. A carol ama ajudar. Vai ser marcante para ela.
Beijos com amor para vc e para o Ric.
PS – Curtam o verão europeu!
Irene, Ricardo e Carolina

Comment by Irene Marcondes

ahh neni, mas acertar arroz doce não é fácil! Eu levei muita “bronca” da vovó até acertar o meu!!!
Logo estou de volta e cozinharemos nós três! Também estou com saudades…
bjinhos

Comment by ninacosta




Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: