PicNic… PicMe


Queques
May 4, 2010, 11:34 am
Filed under: Doce, Uncategorized

Queques são minha infância portuguesa.

Papai sempre chamou a gente de “quequinho”.

Queque é um bolo pequenino, tipo um muffin, simples e que todo mundo levava na escola. Eles faziam a versão mini, e por isso quequinho.

Mas o que o papai queria dizer era o equivalente à expressão “café com leite”, ainda muito fraquinho!

Durante anos, a Helena e o Paulinho irritavam um ao outro chamando-se de quequinho!!! Agora é nosso jeito carinhoso de chamar de irmão.

Semana passada peguei o caderninho de receitas da minha madrinha para descobrir suas receitas secretas e lá estavam os queques. Anotei a receita, escondida. Ela nunca me deixaria fazer algo tão banal, mas que pra mim é o máximo!

Fiz em 5 minutos, ficaram 15 no forno (tive que ficar de olho, pra variar esses detalhes foram omitidos da receita original!) e devorados em 2.

Queques:

(adaptado do livro de receitas da minha madrinha)

(rendimento: 12 unidades)

Ingredientes:

1/2+1/8 (125g) de xícara de açúcar

1 ovo

3/4 de xícara de leite

1/4 de xícara de óleo

Sal (uma pitada)

1 xícara (125g) de farinha de trigo

1/2 col. de sopa de fermento químico

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma para cupcakes com manteiga e farinha.

Em um recipiente coloque todos os ingredientes. Bata (eu usei a batedeira com aros) até ficar homogêneo.

Distribua nas forminhas e leve ao forno por cerca de 15 minutos. O palito deve sair limpo quando inserido nos bolinhos.

Polvilhe com açúcar e sirva com o café da manhã acompanhado de uma geléia se quiser.


6 Comments so far
Leave a comment

Adoro quando vc fala da sua infância…
Má, vc é uma artista!!! Escreve vem, tira belas fotos e cozinha super!
Fico toda feliza quando o GoogleReader mostra que tem post novo por aqui… hehe
Bjos!

Comment by featelier

Marina, lembre-se que queque é o modo português de dizer “cake”. Por isso o bolo. Você tem razão, “quequinho” na linguagem dos portugueses seria o equivalente ao “bobinho”, “inocente”. Eu sempre adorava incomodar vocês chamando de quequinhos. Em especial ao Paulinho porque era o que ficava mais bravo. Estes são os melhores para a gente mexer – os que ficam bravos… Você ainda é minha “quequinha”….

Comment by Papito

Má, esses queques estão perfeitos!!! Tenho que dizer que sempre soube que você era a melhor chef do mundo, mas seus dons culinários parecem estar ainda mais aprimorados desde que você foi para Portugal! Estou sonhando em comer este Queque com uma bola de sorvete e, é calro, aquela calda perfeita de caramelo. Agora você pode fazer a cheesecake da Nigella de chocolate com calda de caramelo feita em casa!!! Beijoss

Comment by Helena

hahahaha!!Adorei esta história toda de quequinho!!!Agora eu entendi!!!Mas eu sempre gostei de ser chamado da Quequinho e provar você e Helena!!!
Beijos!

Comment by Paulinho Quequinho

Quero quequeeees!!! *hunf* hehehe

Comment by Fê Matsumoto

Fiz ontem e só pensava em vcs!! Ai que saudades! Queria mais dias de SalMatsu por aqui….

Comment by ninacosta




Leave a Reply

