PicNic… PicMe


Cupcake com Morangos
April 15, 2010, 10:56 am
Filed under: Doce, Uncategorized

Finalmente os morangos estão pipocando na feira orgânica e no jardim da Tia Ana Paiva (os melhores do MUNDO!).

Fomos jantar com a Marta e o Diogo (um banquete de entradas maravilhosas) e pra sobremesa preparei esses cupcakes com morangos no lugar da cereja do bolo!

Fiz a base do cupcake de chocolate, a cobertura de creamcheese e coroei com meio morango laminado.

A combinação base, chocolate e cobertura de creamcheese é conhecida como Red Velvet Cake nos Estados Unidos. O que eles costumam fazer é tingir (com corante mesmo) o bolo de chocolate de vermelho e rechear/cobrir com essa cobertura super rica de creamcheese.

Eu já tentei fazer aqui, mas o corante disponível não era dos muito bons, por isso usei um frasquinho inteiro, manchei a cozinha toda e só o bolo que não ficou tingido de vermelho sangue! Por isso resolvi deixar pra lá esse detalhe estético e fazer o cupcake de chocolate negro mesmo.

A receita do cupcake é a mais fácil e prática do mundo, mas só recomendo se for pra ser recheada ou coberta, senão fica com uma consistência meio esponja não desejada para um bolo simples.

A cobertura é a coisa mais gorda e mais maravilhosa desse mundo, comeria uma batelada dela pura sem problemas. E o topo com morangos que tem mesmo gosto de morangos, sem litros de agrotóxicos (os morangos, como os tomates, sugam MUITO as porcarias que jogam pra eles sobreviverem gigantes e sem bichos, por isso os orgânicos são sempre uma opção mais segura e saudável).

Receitas:

Cupcakes (rendem 18 unidades. 1/2 receita rendem 9 unidades altas ou 12 baixas):

(daqui)

3/4 de xícara de cacau em pó

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1 1/2 xícara de açúcar

1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

3/4 de colher de chá de fermento químico

3/4 de colher de chá de sal

2 ovos grandes

3/4 de xícara de água morna

3/4 de xícara de buttermilk (como preparar: quase 3/4 de xícara de leite + vinagre branco até completar os 3/4 da xícara)

3 colheres de sopa de óleo

1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180º C. Dentro da forma de cupcakes, coloque os papéis dos cupcakes e reserve.

Peneire em um bowl o cacau em pó, a farinha de trigo, o açúcar, o bicarbonato de sódio, o fermento químico e o sal. Adicione os ovos, a água morna, o buttermilk, o óleo e a baunilha e misture tudo com a ajuda de um fouet até que esteja homogêneo (cerca de 3 minutos).

Divida a massa entre os espaços para os cupcakes, preenchendo cerca de 2/3 da quantidade total.

Asse até que um palito saia limpo quando espetado, ou quando, ao toque, a massa afunde e volte ao normal (cerca de 20 minutos), virando a forma na metade do tempo caso seja necessário. Transfira os cupcakes para uma grelha para que estes esfriem completamente.

Cobertura de CreamCheese:

(daqui) (Traduzi meia receita por ser suficiente para cobrir e rechear 12 cupcakes)

110g de creamcheese (tipo Philadelphia)

60g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

2 xícaras de açúcar impalpável (icing / confectioners sugar)

Praparo:

Coloque a o creamcheese em um bowl e, com uma batedeira usando o aro, bata-o até que fique cremoso.

Adicione a manteiga e bata até que fique cremosa.

Adicione o açúcar aos poucos até incorporar. Use imediatamente para rechear e/ou cobrir os cupcakes.

Para finalizar os cupcakes, morangos orgânicos cortados em laminas. HMMMMMMMMMMM


9 Comments so far
Leave a comment

Para com a crueldade, Má… eu aqui querendo um docinho e vc ainda coloca essas fotos? hehe
parabéns! Belo trabalho! Aposto que devia estar tão saboroso quanto belo.
Bjos!

Comment by featelier

ahhahahah, FÊ já já te faço váááááááários!
Não vejo a hora!!!
bj

Comment by ninacosta

Estou babando aqui! rs Que lindos!
Juro que um dia eu tento fazer cupcakes! Quem sabe da certo… 😉

Bjos!

Comment by isa

Isa,
Tava pensando hj em como esses cupcakes me lembraram vcs! Lembro do João inconformado com o fato do vermelho do bolo ser simplesmente corante!! ahhahah foi nossa conversa lá em casa, lembra?
Tenta que certeza que vc consegue!
saudades!
bjbj

Comment by ninacosta

Descobri seu blog por intermédio do Technicolor Kitchen e simplesmente me apaixonei por essas suas fotos!! Tão detalhadas que ficam até indecentes de tanta água na boca que elas proporcionam….
Esses moranguinhos vermelhos contrastando com o chocolate ficaram uma sensação… Amei de paixão… E concordo com vc.. Morangos so orgânicos mesmo… Eles têm muuuitos agrotóxicos!!!Adorei conhecer seu blog!!!
Visite meu blog quando puder!!!
Abraços

Comment by Natália

Olá Natália,
Fiquei super feliz em saber que gostou do blog e compartilha o amor por morangos com gosto de morangos!!!
A TK é o máximo!!
Seja bem vinda sempre.
bjinhos

Comment by ninacosta

Adorei o seu blog, as receitas e fotos, perfeito…PARABÉNS e estes cupcakes estão uma delicia mas como sou de Portugal estou com uma duvida em relação ás quantidades de farinha, de açucar e de chocolate em pó, isso dá quanto em gramas (se puder ajudar-me agradecia).

Beijo e voltarei mais vezes, tenha um bom fim de semana!!!

Comment by mariana

olá Mariana!
Fiz hoje esses cupcakes para poder pesar as quantidades!!
Quando estava morando por ai achei no mercado (no Continente) xícaras medidoras que são as que usei para essa receita, caso queira para o futuro!!
As medidas são as seguintes:
Chocolate em pó: 60g
Farinha de trigo peneirada: 174g
açúcar: 249g
Espero que corra bem!🙂

Comment by ninacosta

Obrigado Nina pela dúvida que me tiras-te vou fazer mesmo pois adorei o aspecto desses cupcakes,
beijos e bom domingo!!

Comment by mariana




Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: