PicNic… PicMe


Queijo de Azeitão
March 22, 2010, 6:41 pm
Filed under: Salgado, Uncategorized

Não podia morar aqui e não aproveitar os famosos queijos da região, seria um desperdício!

O queijo de Azeitão é um dos tradicionais, assim como o da Serra da Estrela, inclusive muito parecidos.

O queijo de Azeitão é proveniente do leite de ovelha, tem uma casca fininha e o interior é cremoso. Com sabor amanteigado e com certa acidez, é um queijo forte que pode ser apreciado como uma entrada, acompanhado de pão ou antes do doce. Aqui tem mais da história desse queijo típico português e sua produção.

Ai ai como eu queria ir lá aprender a fazer um, ter umas ovelhinhas e de quebra produzir meus próprios rolos de lã….

No meu caso, achei que ficaria muito interessante como base de um risotto. Felizmente agradou não só a mim, mas ao Ric também !

E o melhor passo-a-passo do risotto foi escrito pela Ana do La Cucinetta, por isso passo a bola pra ela pra quem quiser produzir um assim gostoso como ficou esse (também não tem como errar com um queijo tão bom!!!!)


4 Comments so far
Leave a comment

Má, esse seu comentário sobre as ovelhas me fez lembrar da vivência que tive no Sítio Duas Cachoeiras. Lá tudo é hand made: mini usina hidrelétrica, plantação orgânica, tecelagem manual que inicia na tosa da ovelha, passando pela fiação, etc… Os cursos lá têm valor simbólico de uns R$200, são 3 dias de curso e 2 noites tranquilamente dormidas em chalés deliciosos, com refeições orgânicas e vegetarianas inclusas e alongamente matinal. Quando vc voltar pro Brasil e tiver afim de um fds produtivo e revitalizante, te recomendo ir p/ lá: http://www.sitioduascachoeiras.com.br/

E tanto o queijo qto o risoto parecem muito suculentos!!!!

Bjos!

Comment by Fê Matsumoto

EU QUERO MUITO!!! Fe, que sonho eu quero muito!!!

Comment by ninacosta

Má,

nunca provei este queijo, mas amei o da Serra da Estrela, então cho que eu iria adorar o risotto. Estou amando a maneira como você não apenas publica as receitas e as fotos dos pratos que você prepara, como também sabe tanto sobre os produtos e matérias-primas que utiliza. Eu nunca fiz risotto com medo de passar o ponto, mas se você achar que a receita é bem didática para os leigos, então vou tentar fazer em casa!
Beijos

Comment by Helena

Adoro o da Serra da Estrela e esse do Azeitão parece + apetitoso ainda. Traz pra mim tá? Já vou começar a fazer minha lista. Beijo Angela

Comment by angela amado




Leave a Reply

