PicNic… PicMe


Pão de Alho
March 18, 2010, 4:03 pm
Filed under: Salgado, Uncategorized

Na primeira mordida que dou no pão-de-alho, fecho os olhos e visualizo a família reunida e a Helena beliscando o tal.

Quando pequenas, íamos a cantinas italianas e lá estava o pão-de-alho, era praticamente uma cestinha só pra Helena. Na beira da piscina esperando o churrasco, lá estava a Irene gritando para salvar o pão-de-alho pra Helena. E sempre eu atrás, porque pão-de-alho é uma iguaria-simples, as minhas preferidas.

O mais engraçado é que nunca tinha feito em casa e foi só ver o video com a dica da revista Gourmet que eu já imaginei essas torradinhas!

A dica nada mais é de como assar uma cabeça de alho aproveitando o forno enquanto está assando outra coisa. Corte a extremidade da cabeça de alho que tem o cabinho para deixar todos os dentes de alho expostos, embrulhe a cabeça em um pedaço de papel alumínio e deixe no forno por cerca de 1h, enquanto estiver assando outra coisa (no meu caso, fui assar uma quiche e aproveitei pra colocar lá o meu alho). Os dentes ficarão molinhos e prontos para serem usados da maneira que quiser!

O video mostra o passo-a-passo, ele acrescentou uma pitada de sal e um fio de azeite que eu omiti, fica a critério de cada um.

Resolvi fazer uma manteiga temperada para preparar as torradas e tenho que dizer, ficou muito bom. Pra quem ama alho, é claro!

Receita:

Manteiga temperada com alho e orégano:

Ingredientes:

1 dente de alho assado

1 col. de chá de orégano fresco

30g de manteiga com sal à temperatura ambiente

1 pitada de sal

Preparo:

Em um potinho, coloque todos os ingredientes e, com a ajuda de um garfo, amasse bem a manteiga e o alho de forma que fiquem bem misturados.

No caso das torradinhas de alho, é só passar a manteiga no pão ou torrada, levar ao forno por alguns minutos e se deliciar!


2 Comments so far
Leave a comment

Deu água na boca. Marina, aprendi no Ráscal a apreciar alho assado. Ficando no ponto certo é uma delícia também. Quando puder experimente, claro que não para acompanhar o pão de alho, hehehehe…

Comment by Papito

Má, você me fez chorar aqui no trabalho. Ainda bem que só os meus amigos estágiários viram! hehe Eu AMO pão de alho e o seu está dando água na boca. Vou fazer em casa com certeza. Ultimamente quem tem tido gosto de fazer coisas diferentes é o Rapha. Ele aprendeu, por exemplo, a fazer patê de gorgonzola e ficou perfeito! Lendo o seu post tive uma idéia, e se você começasse a postar alguns vídeos seus fazendo as suas receitas e as que você aprende nas revistas, livros, internet, etc. ??? Eu adoraria seguir o passo a passo de um vídeo seu!Bom, foi só uma idéia.
ps. quero esse pão de alho para mim! Estou sentindo falta de ser mimada e presenteada com suas comidinhas deliciosas!
Beijos,
Lenaaaaaaa

Comment by Helena




Leave a Reply

