PicNic… PicMe


learn from my mistakes people.
March 5, 2010, 8:18 am
Filed under: Doce, Uncategorized

Eu achei o máximo essa frase que está no meio da receita de cupcakes do blog No Tea After 12.

Amei por mil motivos, um deles é por eu sempre cometer erros cômicos e contar aqui, com o objetivo de ajudar os outros seres a não errarem (pelo menos não o mesmo que eu!).

Resolvi fazer bolachinhas de limão, já que é estação e minha madrinha tem um pé de limão siciliano em seu jardim e eu AMO colher frutas no pé, achei apropriado.

Eu não sou exatamente louca por bolachinhas do tipo amanteigada e tal, mas como amo meu marido e ele ama as tais guloseimas, lá fui eu me aventurar nas Meltaways que, devo confessar, fiz porque são lindas, parece que nevou nelas e não derreteu!

Meu erro nesta receita foi o de ler mal lido.

Eu tenho esse péssimo hábito (preguiça, na verdade) de quando leio livros, simplesmente não leio/decoro os nomes dos personagens. Eu dou uma olhadela nos nomes, decoro mais ou menos a sua formação e a letra inicial e sempre que vejo aquele aglomerado de letras com a tal inicial sei que se trata do vilão e assim por diante. O meu cunhado também fazia isso. Eu digo fazia por dois motivos: primeiro que ele é disciplinado, então achou que isso devia ser corrigido em sua leitura (já ficou óbvio que eu não compartilho essa atitude, a preguiça é maior!) e segundo que ele resolveu ler Crime e Castigo e me deu pra ler em seguida com a seguinte instrução: “É melhor você decorar os nomes, eles são todos impossíveis e iguais, não dá pra saber de quem ele está falando a não ser que você de fato tenha decorado o nome do personagem!”. Bem, eu parei na pg 10 louca pra saber todo o resto (o livro é super o meu gênero de livro), mas a minha incapacidade (leia-se preguiça) foi mais forte. Eu hei de melhorar, Crime e Castigo está na minha lista de resolução de ano novo!

Tudo isso pra ficar mais claro o motivo de ter lido mal essa receita. Eu li todos os ingredientes e em seguida li as instruções do preparo da receita, mas da mesma maneira que faço com os nomes, não li as quantidades (afinal, já tinha lido em cima na lista de ingredientes). O problema é que pedia 1 xícara de açúcar, mas era pra usar só 1/3 da xícara na receita e os outros 2/3 eram pra polvilhar sobre os biscoitos prontos. Eu usei a xícara toda na receita e só depois deles estarem na geladeira que eu resolvi ler de novo (não me pergunte o motivo dessa minha segunda leitura que eu não sei!) e descobri a minha falha.

Enfim, o biscoito ficou ótimo e tudo deu certo no final! Mas eu tenho que começar a ler os nomes de VERDADE para não cometer falhas assim! Eu ri de mim mesma no final.

Por tanto, learn from my mistakes people.

Receita:

(Martha Stewart tem até um video mostrando o passo-a-passo da receita)

(vou traduzir a receita correta, a única coisa que fiz diferente da que está aqui em baixo é que coloquei a xícara de açúcar inteira na massa, mas acho que deve ficar melhor a receita original!)

180g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

1 xícara de açúcar impalpável

zest (raspinhas da casca) de 2 limões (usei o tipo siciliano que é o comum aqui em Portugal)

2 col. de sopa de suco de limão fresco

1 col. de sopa de extrato de baunilha

1 e 3/4 de xícara + 2 col de sopa de farinha de trigo

2 col. de sopa de amido de milho (maizena)

1/4 de col de chá de sal

Preparo:

Em uma batedeira com o aro, coloque a manteiga em pedaços e 1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro (FOI AQUI O MEU ERRO!!!) e bata até que fique fofo e de cor pálida. Adicione o zest (raspinhas) de limão, o suco de limão coado e a baunilha, e bata até ficar fofo.

Em um bowl, coloque a farinha, o amido de milho e o sal, e misture usando um fouet (batedor de aro).

Adicione a mistura de farinha na mistura de manteiga, batendo em velocidade baixa somente até incorporar.

Divida a massa em duas partes e coloque cada uma delas em um retângulo de papel manteiga. Faça um rolo com a massa e puxe o papel manteiga contra o rolo usando uma régua para ajudar (no vídeo fica bem claro como é pra fazer!). Repita com a outra metade da massa. Leve para gelar por 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Retire o papel manteiga e corte o rolo de massa em discos do mesmo tamanho e disponha em uma forma forrada com papel manteiga deixando um espaço de meio centímetro entre os biscoitos. Leve para assar por cerca de 13 minutos, girando a forma no forno na metade do tempo.

Retire os biscoitos da forma e deixe esfriar por cerca de 8 minutos em uma grelha. Passe os biscoitos pelos 2/3 de xícara de açúcar restantes com eles ainda levemente mornos.

Repita o processo até acabar a massa. Armazene em um pote hermético em temperatura ambiente por até 2 semanas.

Ps: Essa última foto foi o Ricardo que tirou e eu achei incrível, parece que foi feita no computador, mas juro que não foi!


2 Comments so far
Leave a comment

Como eu disse antes, anote os erros para ter as suas receitas originais…

Comment by Papito

Pois é papito, fico sempre na dúvida de de como devo anotar minhas receitas!

Comment by ninacosta




Leave a Reply

