PicNic… PicMe


Bolo de iogurte com cobertura de cream cheese
February 25, 2010, 9:10 pm
Filed under: Doce, Uncategorized

Pode ser um bolo simples ou composto. Com ou sem cobertura.

Ambos levam a um lugar confortável e tranquilo, com mais ou menos açúcar pra delirar.

Receitas:

Bolo (original do Chocolate & Zucchini, a Valentina do Trem Bom também fez com o acréscimo de goiabada!):

Ingredientes:

2 ovos

250ml de iogurte integral

200g (1 xícara) de açúcar

80ml (1/3 de xícara) de óleo vegetal

2 xícaras de farinha de trigo

1 1/2 col. de chá de fermento químico

1/2 col. de chá de bicarbonato de sódio

1 col. de chá de extrato de baunilha

1 col. de chá de Rum (opcional, eu não usei!)

Preparo:

Em um bowl, misture o iogurte, os ovos, o açúcar, a baunilha, o óleo e o rum (se usado). Em um outro bowl, peneire a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio e o fermento químico.

Adicione a mistura de farinha à mistura de iogurte sem trabalhar demais a massa. Derrame em uma forma de cerca de 25cm untada, com papel-manteiga na base também untado.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30-35 minutos. O bolo estará pronto quando estiver levemente dourado e o palito sair limpo quando testado. Deixe esfriar por 10 minutos e então desenforme e deixe esfriar completamente em uma grelha.

Polvilhe com açúcar ou cubra com uma cobertura do seu gosto.

Cobertura ( original da Martha Stewart ):

(usei metade da receita para só cobrir, se for para também rechear é preferível fazer a receita toda)

Ingredientes:

225g de cream cheese (usei Philadelphia)

120g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

4 xícaras de açúcar impalpável

1 col. de chá de extrato de baunilha

Preparo:

Usando a raquete da batedeira (como eu não tenho aqui minha KitchenAid, usei o aro da minha simples batedeira! também pode ser com uma colher de pão e braços fortes!), bata o cream cheese até que fique fofo. Adicione a manteiga e bata até que fique fofa. Adicione o açúcar gradualmente e então a baunilha, batendo até que fique homogêneo e fofo. Use imediatamente para cobrir e/ou rechear o bolo.


8 Comments so far
Leave a comment

Prefiro sem a cobertura. Os seus bolos de iogurte ficam sempre macios, do jeito que eu gosto!!!

Comment by Papito

Eu nunca tinha feito um bolo de iogurte!!!

Comment by ninacosta

Eu pensava que eram e você não dizia por medo de achar que eu não ia gostar se soubesse… Quando vi a aparência deste bolo lembrei-me de um que você em uma das inúmeras vezes que fomos tomar café na sua casa. Sai bem desta???

Comment by Papito

hahahahhahaha, quanta mentirinha pai!!

Comment by ninacosta

Tá bom! Então você faz um quando voltar. Eu entro com o prosecco…

Comment by Papito

feito!

Comment by ninacosta

Delícia esta receita…Tive uma ótima surpresa. Obrigado

Comment by Bolos

Eu também tive uma boa surpresa quando a fiz! Fico feliz que tenha passado pra mais alguém!
bjs

Comment by ninacosta




Leave a Reply

