PicNic… PicMe


Spritz
February 18, 2010, 1:36 pm
Filed under: Doce, Uncategorized

Fiz de presente de Dia de São Valentim para o Ric essas bolachinhas amanteigadas em forma de coração.

Desde que fomos visitar a Tia Tela e o Tio Carlo na Itália e ficamos na linda Sesto al Reghena, no hotel do Renzo, que sonho com essas bolachinhas.

Eu não sou muito fã de bolacha amanteigada, diferentemente do Ric, da Helena e do próprio Tio Carlo. Mas no café da manhã desse hotel, entre o croissant recheado de damasco e o capuccino perfeito, estavam as tais bolachas amanteigadas, com a pontinha banhada de chocolate. Elas derretiam na boca de tal maneira que eu nem me reconheci de tanto que gostei (o Ric também ficou bem espantado!).

Meses e receitas se passaram até que resolvi testar esses Spritz (que o Renato ama!), que me lembravam muito as tais do café da manhã.

Como eu não tinha o bico de confeiteiro adequado, elas ficaram fininhas e é claro que não me agradaram. Mas o Ric amou o presente e é o que me importa!

Spritz

(receita da revista Gourmet que peguei no site deles, mas a receita não está mais disponível, uma tristeza)

360g de manteiga pomada

1 xícara de açúcar

1 e 1/2 col. de chá de extrato de baunilha

1 ovo grande ligeiramente batido

4 xícaras de farinha de trigo

1/2 col. de chá de sal

1/2 col. de chá de fermento químico

Preparo:

Em um bowl, bata a manteiga pomada e vá adicionando o açúcar aos poucos. Adicione a baunilha e bata até que fique fofo.

Adicione o ovo e bata até que a massa fique homogênea.

Adicione a farinha, o sal e o fermento aos poucos, até que fique completamente incorporado.

Faça bolinhas e disponha em um assadeira com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos.

(Eu quis fazer com formato de coração, por isso usei um saco de confeiteiro com bico de estrela, mas a massa estava muito dura para isso, então acrescentei 2 colheres de sopa de leite para que ficasse mais maleável. Fiz metade da receita e rendeu um belo pote de biscoitos!)


1 Comment so far
Leave a comment

Spritz gutten!

Comment by Papito




Leave a Reply

