PicNic… PicMe


Lemon Curd
February 3, 2010, 1:11 pm
Filed under: Doce, Uncategorized

Ultimamente, as coincidências tem me acontecido a toda hora, mas como não acredito em coincidência e sim em sintonia, acho que ando em sintonia com tudo!

Tinha acabado de ler no meu reader o post do food in jars sobre lemon curd. Fiquei morrendo de vontade. Achei tão lindo aquele creme, mas nunca tinha ouvido falar nele, então deixei pra depois.

Algumas tardes depois, fomos tomar um chá na casa da Tia Ana e lá estava o tal do lemon curd. Comi com scones que ela tinha preparado, meu Deus, que delícia!

Ontem fui colher limões no jardim da minha madrinha e a receita para aquele suco já estava estabelecida.

O limão comum aqui é o que eu conheço como limão Siciliano, mas eles só dizem que é limão e ponto!

O zest de limão é o que realça o sabor, mas acho que prefiro sem, pra manter a textura lisa sem interrupção.

Receita:

Ingredientes:

6 gemas

zest de 3 limões

1/2 xícara de suco de limão fresco coado (usei o tipo Siciliano)

1 xícara de açúcar

120g de manteiga cortada em pedaços

Preparo:

Com um fouet, misture o açúcar com as gemas. Coloque em uma panela de fundo grosso e adicione o suco de limão. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre (com um pão-duro ou uma colher de pau, para não incorporar ar e manter a consistência sedosa).

O creme estará pronto quando passar o dedo atrás da colher que estiver usando para mexer e a risca feita pelo seu dedo continuará intacta (isso se chama ponto nappé).

Tire a panela do fogo e adicione a manteiga. Mexa até que se incorpore completamente ao creme.

Passe o creme por uma peneira para eliminar eventuais pequenos pedaços de ovo cozido.

Adicione o zest de limão.

Coloque o creme em um recipiente hermético e mantenha na geladeira.

Rende cerca de 500ml de creme.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

