PicNic… PicMe


Carving Tools
January 30, 2010, 9:51 am
Filed under: Artes Manuais, Uncategorized

Desde que comecei a inventar de fazer meus próprios carimbos e os usei pra fazer os cartões de Natal, estou louca atrás das ferramentas para cavar a base.

Eu estava usando o estilete, mas pra fazer detalhes e marcas dentro do próprio desenho (como por exemplo fazer aquela gotinha dentro do balão) era uma tarefa difícil no sentido da perfeição. O estilete não permite movimentos que deixem estes detalhes assim tão nítidos.

Ric e eu já tínhamos pesquisado em todos os sites possíveis, de vários lugares diferentes, procurei em todas as papelarias de SP e mais algumas em Bs.As. quando lá estive. E não foi diferente aqui, procurei nas papelarias em Cascais, Lisboa, nos supermercados (aqui a parte de papelaria de hipermercados é inacreditável!) de Luxemburgo e nada. Estávamos pensando em ir na Rua das Rosas, em Lisboa, onde a mamãe comprava tudo para suas artes, mas não tivemos a oportunidade ainda.

Ontem, indo ao centro comercial mais simples, no Shopping das Palmeiras, para fazer cópias de documentos que consegui realizar meu sonho!

Nada é por acaso. Eu estava irritada por não ter feito xixi antes de sair de casa e por isso ter que fazer no tal shopping, não me parecia um lugar com bons banheiros. Mas não teve jeito, deixei o Ric fazendo cópias de documentos e logo no fim do corredor estava a minha salvação. E foi aí que eu avistei a papelaria abarrotada de coisas no lugar mais escondido do estranho shopping. Fiz xixi (aliás, me enganei quanto à qualidade do banheiro, era muito bom!) e saí correndo para a papelaria.

Na verdade, nem estava procurando mais as ferramentas para fazer carimbos, estava procurando um papel específico para fazer caixinhas. Mas como não tinha e eu estava espantada com o número de coisas interessantes naquele lugar, resolvi perguntar. É claro que a senhorinha rabugenta fez sinal que não e depois soltou um arrastado: “Só temos goivas”. E eu fiz aquela cara de quem não tem a menor idéia se isso é um tipo de cerda de pincel ou um tecido transparente mágico. Então ela me trouxe o kit com as tais goivas, a tinta, o rolo, a base para ser trabalhada e mais 4 tipos diferentes de lâminas.

Eu fiquei extasiada, dei gritinhos e tal (como é de costume) e a senhora lá, me olhando feio. Eu levei e foi a melhor coisa do mundo!!

É de uma marca italiana, Fila, e pelo que me parece é pra criança!

As goivas (conhecidas como carving tools) são muito utilizadas na xilografia (que consiste em esculpir o molde na madeira e depois prensá-lo para reproduzir a imagem), costumam ser mais fortes, próprias para entalhar madeira. Uma das minhas técnicas favoritas, como já tinha comentado. Achei esse blog que ensina o passo-a-passo da técnica.

Meu primeiro carimbo com minhas novas ferramentas foi um cupcake, como já se podia imaginar!


8 Comments so far
Leave a comment

Marina, adoro xilografia. Uma mistura muito interessante de escultura, desenho, pintura. O meu amigo Walter Tomassi, que você conhece do Rosmarino, teve uma fase muito dedicada à xilografia. Muito legal seu trabalho e sua versatilidade em fazer tantas coisas distintas. Todas com arte…

Comment by Papito

Má, querida,
que barato que você está cozinhando um tantão, curtindo bem isso, e que está fazendo carimbos!
O Fê, irmão do Beto, que faz muitas ilustrações para livros infantis e arte também, usa muito xilo, e recentemente tem usado também borrachas para fazer carimbos, pois são mais rápidas de fazer. Para fazer o cupcake você usou borracha? Parece!
Beijos,
Marina – direto da casa do bosque

Comment by Marina

Má! Que lindinhos!!!!!
Mas toque cuidado com o formão (goivas?) e não colocar a mão na frente deve enquanto vc está “cavando”, pq 1 vez (na 5a série) eu cortei minha mão e tenho cicatriz até hj!

Parabéns, seu blog tá lindo… acompanho sempre pelo Google Reader, mas não tenho tido tempo p/ comentar!

Saudades!

*smacks*

Comment by featelier

Oi Niiiiiiiiiiiii!!!!😀
Ooooolha, eu tb quase arranquei o dedo c esse negocio!!!😀
mas é mt legal e AMEI seu carimbo!!! ;)))da uma vontade de dar uma dentada!!!😀

TO C SAUDADEEEEEEEEEESSSSS!!!!!!!
BEIJAAAAAAAAAAAAUUUUMMM TE ADOOOOOOROOOOOO!!!! :)) prima de lux😉

Comment by Fer

Fer,
Consigo até imaginar a cena!!! hihihihihi
E minha boneca cor-de-rosa??
Tb to com saudades!
bbbbjbjbjbjbj

Comment by ninacosta

Má,
Amamos os trabalhos do Fernando, o Ric ganhou de natal o livro Lampião e Lancelote que é lindo!!
Não sabia que ele usava xilo e agora carimbos de borracha, que máximo! Eu tenho usado borracha também, essas super simples de escola, funcionam super bem e é fácil de encontrar!
Amei sua visita no blog,
beijinhos

Comment by ninacosta

Papito,
Conheço bem pouco do trabalho do Walter, mas não sabia que ele usava xilo!
Tem um quadro dele pendurado lá no Rosmarino!
Beijinhos

Comment by ninacosta

FÊ,
Eu imagino a correria que vc está, mas vc sempre passa por aqui pra me elogiar! É mesmo uma FOFA!!!!
Prometo tomar cuidado com as minhas novas ferramentas!
Formão, nossa super obrigada por me dar o nome das goivas, pq goivas é feio demais!! hhihhihi
Beijinhos saudades

Comment by ninacosta




Leave a Reply

