PicNic… PicMe


Quiche com Julia Child
January 29, 2010, 12:56 pm
Filed under: Salgado, Uncategorized

Neste natal resolvemos trocar livros de presente e depois do Ric ter me levado para assistir Julie & Julia eu só pensava em ter um exemplar do Mastering the Art of French Cooking e pra variar o Ric me fez a vontade e comprou o livro da Julia!

Fomos para Luxembrugo e lá, nos meus passeios pelo supermercado, descobri mais um item de cozinha do tipo “nunca te vi, sempre te amei”: os pesos para torta.

Um dos motivos de quase nunca fazer quiches ou tortas abertas é por não gostar de usar feijões como peso para o processo de assar a base. Depois tem que guardar os feijões, já que não vou jogar fora, mas sempre fico meio encucada com o feijão lá parado por muito tempo, então acaba indo pro lixo, o que é sempre triste.

Por isso, os pesos para tortas são perfeitos. Achei uns feitos de cerâmica que vinham em um pote hermético, além de tudo lindos! Mas o vidro estava quebrado e não achei mais em nenhum outro supermercado que fomos, portanto o item ainda está na minha lista de desejos.

Mas eu não aguentava mais esperar e já tinha decidido fazer a quiche desde o primeiro dia que o livro veio para as minhas mãos e, como eu trouxe de Luxemburgo 1Kg de farinha francesa, precisei usar os feijões e realizar o desejo da quiche.

A Julia é o MÁXIMO. Ela descreve tudo de importante (em relação à técnica) que eu tive na faculdade, está ali, ao alcance de todos.

Um bicho-papão da cozinha é fazer a própria massa de torta, de forma que fique leve e saborosa (ao contrário da maioria que é dura, grossa e sem gosto o que nos leva à seguinte conduta: “é gordo, é pesado e não faz falta, logo, vou comer só o recheio”). A Julia diz que é super fácil fazer uma BOA massa, desde que se siga algumas instruções básicas à risca.

Ela diz também que a qualidade da farinha americana (afinal é um livro para americanas dominarem a arte francesa) não é a mesma que a francesa, e por isso ao invés de usar 5 partes de farinha para 4 partes de manteiga, as americanas devem usar 5 partes de farinha para 3 partes de manteiga e 1 parte de gordura (pelo que eu entendi!). Mas eu vim prevenida e foi pensando exatamente neste adendo que eu trouxe o meu kilo de farinha francesa!

A massa ficou mesmo espetacular, leve, rica, saborosa, fina. As dicas de usar água bem gelada e cubinhos de manteiga bem gelados e usar pouco a mão e mais as pontas dos dedos (para que o calor não passe para a massa!) são mesmo muito úteis. Como eu sou uma pessoa muito visual, achei o video da Gourmet (que usa as mesmas técnicas da Julia Child, no processador) muito útil, inclusive a parte de finalizar a massa com a técnica francesa fraisage. Tem esse outro video que ensina como abrir a massa e colocá-la na forma.

É lógico que não posso ter tudo, portanto, meus feijões não fizeram bem o trabalho de segurar a massa no lugar e assim a lateral “escorreu” para a base e as minhas garfadas não foram suficientes para que a base não inflasse na segunda etapa de assá-la, mas ficou maravilhosa mesmo assim. A massa ficou leve e meio folhada, a parte mais gostosa da quiche.

Resolvi fazer metade da receita do recheio de queijo do livro. Por não ter laterais, achei que iria escorrer se fizesse todo. Ainda bem que tive essa idéia, porque foi no limite!

Eu amo quiche, por ser tão versátil, tão fácil, ser boa quente ou fria, com salada ou no lanche e pro brunch. Sempre quero mais.


1 Comment so far
Leave a comment

Marina, apesar de me considerar fácil de agradar na cozinha (arroz, feijão, bife a cavalo e salada de alface já é tudo de bom para mim)conforme comento seus posts vejo que não sou tão fácil assim (mas adoro ostras, escargots e outras delícias que muitos consideram extravagancias). O quiche é um bom exemplo. Aprendi a gostar deles no Rosmarino. O deste fim de ano do Integrão também estava do jeito que eu gosto. Ele tem que ter o recheio mais para o “firme”, como uma torta ou empada. Pela foto fico com a impressão que este seu está do jeito que eu gosto. Alguma forma de mandar uma fatia por FedEx?????

Comment by Papito




Leave a Reply

