PicNic… PicMe


Queijo de Iogurte
January 28, 2010, 3:25 pm
Filed under: Salgado, Uncategorized

Já tinha contado que a minha próxima aventura no mundo do queijo seria essa, mas não posso dizer que foi uma aventura.

Não foi uma aventura por ser tão fácil e tão certeiro. Ele fica uma delícia mesmo sem ter que fazer nada mais que misturar sal e iogurte e esperar alguns dias para o soro sair!

Já fui comprar mais iogurte para abastecer o nosso estoque.

O Ric, que detesta a acidez típica do iogurte, já pré-julgou meu queijo quando ainda estava sendo preparado, mas mordeu a língua quando deu a primeira mordida na challah com o queijo. Ficou apaixonado e até quis ir ao supermercado pelo 5º dia consecutivo só pra comprar mais iogurte!

Acho muito engraçado o fato das donas dos meu blogs favoritos (de comida) serem amigas! Já citei imensas vezes o La Cucinetta, que é amiga do Technicolor Kitchen, que é amiga do A wee bit of sugar (que é dona do Trem Bom!),que é amiga do Chucrute com Salsicha e assim vai… Tenho vontade de entrar no grupinho e fazer a pergunta fatídica: ” Vocês querem ser minhas amigas?!”. Morri de rir só com esse pensamento infantil! hihihihi

Receita:

(quase nada adaptado daqui)

Ingredientes:

240 g de iogurte natural integral

1 col. de chá de flor de sal

120 ml de azeite extra virgem

orégano seco (não tinha o fresco)

Preparo:

Em um bowl, misture o iogurte e o sal. Coloque-0s em uma peneira forrada com um pano bem fininho, apoiada sobre uma tigela de forma que a peneira não encoste no fundo.

Coloque na geladeira por 3 dias (na receita original ela deixou 5 dias na geladeira, mas como fiz em menor porção deixei só 3 dias), retirando o soro sempre que este se formar na tigela.

Com a ajuda de duas colheres de chá, faça quenelles ou bolinhas e coloque em um pote hermético com o azeite. (opcional: coloque ervas frescas e pimentas em grão)

Ele fica super cremoso e o orégano dá um toque delicioso. Como não tinha o fresco, usei o seco somente quando fui passar no pão.


6 Comments so far
Leave a comment

Não tem coisa mais gostosa do que ver receita do blog lindamente preparada assim – e apreciada!

Agora com licença que vou passear pelo teu blog.

Beijo!

Comment by Patricia Scarpin

Marina, você sabe que eu não gosto de iogurte natural e também não gosto de saber como as comidas são preparadas, pois tenho medo que tenham clara de ovo ou creme de leite…….. rsrsrsrsrsrsrsrsr…..mas este está muito apetitoso….

Comment by Papito

Máaa,
o mais legal desse post foi que ficamos babando pelo queijo de iogurte e imaginando se o pão também era de sua autoria. E era!!! Tenho que admitir que soltei um palavrãozinho (um “porra!!!”)quando vi a foto do challah! Que água na boca… de verdade! Beijos com muitas saudades

Comment by Lena e Rapha

Papito,
Sugiro que evite a última parte de quase todos os meus posts, pq eu costumo descrever bem como as comidas são preparadas e a lista de ingredientes também tá lá!
É por isso que eu normalmente só te sirvo de doce de banana, ai não tem perigo de você ter dúvidas se vai ou não creme de leite!
Te amo
bjinhos

Comment by ninacosta

Pensei no Rapha quando fiz esse pão, pq o Ric já logo falou, imagina com calabresa dentro!!!
Quando voltar, faço pra vcs o queijo e o pão!
Te amo
bjinhos

Comment by ninacosta

Olá Patricia,
Que honra ter sua visita no meu blog! Fiquei super feliz com seu comentário fofo também! Obrigada!
Amei essa sua receita e várias outras, como os cupcakes de baunilha, são ótimos!
Obrigada por sempre compartilhar e me visitar!
Beijinhos
Nina

Comment by ninacosta




Leave a Reply

