PicNic… PicMe


Pão Pão Pão
January 19, 2010, 6:15 pm
Filed under: Salgado, Uncategorized

Ontem à noite fiz o queijo e hoje comemos no nosso café-da-manhã, com o último pãozinho.

Íamos sair pra comprar mais deles, mas fui ontem ao mercado (não que seja um problema pra mim ir ao mercado todos os dias, mas eu tenho que me policiar para usar primeiro o que tenho na geladeira, antes de comprar outras coisas!), por resolvi pesquisar receitas nos blogs que descobri a pouco tempo.

Foi rápido de achar, assim como o pão de fazer!

Fiz algumas adaptações, exatamente por não querer comprar nada só pra fazer essa receita, e ficou ótimo!

Ele é de origem irlandesa, e deve ter um aroma maravilhoso quando feito com farinha integral para pães, mas essa não tem no mercado aqui perto e não tinha na minha prateleira, por isso usei só a farinha de trigo para pães (aqui em Portugal é o Tipo 45). Como o meu pão não ia ter o  sabor da farinha integral que é interessante, adicionei mais sal à receita e moí o meu novo sal do Himalaia por cima do pão antes de assá-lo, o que ficou uma delícia depois de pronto (não contei pro Ric e ele percebeu na hora que a casca tinha um salzinho extra!).

Como eu não tenho a assadeira tipo bolo inglês, segui a dica da mãe do amigo da autora do blog (de quem é a receita originalmente) e diminui um pouco a quantidade de buttermilk para que pudesse ser feito em uma forma qualquer.

Um pão super simples, que nem usa fermento (só bicarbonato de sódio!), não tem que sovar e fica com casca dura e o miolo fofo. Eu sei, parece mentira, mas juro que ficou!

Bem, Aqui está a minha versão do tal.

Receita:

Adaptado daqui (aliás, esse blog é lindo!)

Ingredientes:

4 xícaras de farinha de trigo para pães

1/4 de col. de chá de sal

1 xícara de buttermilk (como aqui não tem, eu uso a técnica da Ree e coloco quase uma xícara de leite e completo com vinagre de vinho branco)

1 col. de chá de bicarbonato de sódio

60 g de manteiga com sal derretida

1 ovo

Preparo:

Derreta a manteiga e reserve.

Em um bowl, bata o ovo com um fouet e adicione aos poucos o buttermilk (ou a mistura de leite com vinagre, no meu caso) batendo até que incorpore.

Adicione a manteiga na mistura de ovo, misturando até que fique homogêneo. Reserve.

Em um bowl, misture a farinha e o sal. Faça um buraco no centro e derrame a mistura de ovo.

Com um garfo, envolva o líquido com os secos, até que fiquem bem ligados.

Em uma forma com uma folha de papel alumínio (opcional), polvilhe farinha e coloque a massa no centro. Polvilhe farinha no topo do pão e moa sal na hora (opcional).

Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 50 minutos.

Voilà!


1 Comment so far
Leave a comment

Parece muito saboroso…tem certeza que não comprou pronto no Pingo Doce???? hahahaha

Comment by Papito




Leave a Reply

