PicNic… PicMe


Salada de Tomate e Queijo Chèvre
January 17, 2010, 7:24 pm
Filed under: Salgado, Uncategorized

Eu tenho um problema, um problema muito sério, o qual estou tentando melhorar: Eu gosto de tudo.

Não pretendo (nem acho que conseguiria) começar a gostar de algumas poucas coisas, mas é importante na vida estabelecer prioridades, favoritos, mais comuns. Estou me referindo a comida, artes, profissões, músicas, estilos, ou seja, é bem vasta a minha paixão por tudo.

Na verdade, a única coisa que eu sou assim muito seleta (por contingências da vida e más experiências) é com as amizades. Mesmo assim, costumo dar várias chances pra todo mundo em diversas ocasiões, afinal sou muito positiva e acredito que as pessoas mudam!

Meu exercício com a comida é o seguinte: eu amo de tudo, mas preciso fazer com que o mais comum na minha alimentação seja saudável e magro, e tenha pitadas de saudável e gordo pra dar um gostinho especial!

Por exemplo, eu amo queijo e estou morando em um lugar que me permite comprar queijos muito bons com preços muito acessíveis. A minha escolha deve ser a de usar uma porção de queijo em uma refeição mais leve, afinal, queijo faz bem pra saúde, mas não precisa ser uma tonelada (pra ficar mais claro: Mac&Cheese X Salada de tomate com queijo!).

O exagero (vários ingredientes considerados gordos de uma vez) deve ser reservado para o de vez em quando, e o mais equilibrado (muito mais ingredientes naturebas do que gordos, é um equilíbrio meio desequilibrado pro saudável) no de vez em sempre.

Então pra ilustrar essa minha tentativa de melhorar meu cardápio, perder quilos e não ser uma infeliz que come torradas e alface sem azeite eu trouxe essa salada à vida.

Então, solução para o queijo de cabra que estava chamando por um risoto cremoso = salada de tomate com queijo chèvre. Vamos dizer assim, uma releitura da salada Caprese (lâminas de tomate, lâminas de mussarela de Búfala e folhas de manjericão).

Como o queijo é rico e tem sabor intenso, não precisa de muito para incrementar uma salada de tomate (carnudo, vermelho e com sabor, por favor!).

Receita (para uma pessoa):

Ingredientes:

1 tomate maduro

50 g de queijo chèvre (queijo de cabra)

1 fio de azeite

sal a gosto

Preparo:

Cortar o tomate em lâminas ou em gomos.

Cortar o queijo em lâminas ou em cubos.

Dispor sobre um prato as fatias de tomate e as de queijo por cima, ou os gomos de tomate intercalados com os cubos de queijo. Regue com azeite e tempere com sal.

Bom Apetite!


1 Comment so far
Leave a comment

Boa esta do equilíbrio…Mas salada de queijo branco de cabra com tomate está bem para o light e com ótimo aspecto…Hummmmmmmm!!!

Comment by Papito




Leave a Reply

