PicNic… PicMe


CheeseCake
January 8, 2010, 9:07 am
Filed under: Doce, Uncategorized

Tive um ataque neste Dezembro e decidi que queria fazer uma cheesecake.

Pesquisei mil receitas desta sobremesa sublime. Revistas que tia Ana trouxe de NY, Martha Stewart, blogs…

Enfim escolhi uma receita, fui ao mercado longe, comprei a forma, escolhi a bolacha e lógico que me esqueci do crème fraîche. Tudo bem, faço metade da receita.

Transformei os biscoitos Maria em farinha. Como não tenho nenhum tipo de processador pra agilizar a tarefa, congelei as bolachas e, dentro de dois saquinhos, martelei com meu rolo de macarrão até ficar farofa. Ficou quase perfeito!

Óbvio que não achei um papel alumínio grande suficiente para cobrir todo o fundo da forma, tive que improvisar, mas a água do banho-maria entrou na mesma e deixou minha massa úmida, mas ficou bom mesmo assim.

Tenho essa mania de aproveitar todos os segundos livres, por isso resolvi ligar pra Lena enquanto o cheesecake ficava no forno, me esqueci que tinha feito só metade da receita do recheio (esqueci o crème fraîche) e deixei o tempo total no forno. Resultado, ficou bem mais firme do que deveria. Mesmo assim, matou minha vontade!

O meu cheesecake dos sonhos está em um café, localizado no segundo andar da loja de departamentos Saks Fifth Avenue. Foi na tão desejada viagem a três que o papai insistiu para uma parada. O lugar é lindo de morrer, estávamos só nós no café. Eu me sentindo pouco arrumada para o lugar, mas o papai QUERIA tomar alguma coisa. Enquanto a Lena pensava nas maquiagens do andar de baixo, o papai tentava imaginar alguma maneira de se safar do pior resfriado da história e eu, bem, eu estava me deliciando com aquela fatia (a mais cara de todos os tempos!) simplesmente perfeita de cheesecake. Aquele é um exemplar da verdadeira sobremesa novaiorquina.

Ainda vou ter que treinar bastante pra chegar naquela, mas como paciência é uma virtude, e eu ainda a quero ter, não pretendo desistir.

Usei uma receita da Martha Stewart Cheesecake with Blueberry Topping

Fiz algumas adaptações:

* troquei o sour cream por crème fraîche

* não coloquei canela na massa

* usei geléia de morango da St. Dalfour ou Nutela como cobertura


4 Comments so far
Leave a comment

[…] Substitui as bolachas de chocolate por bolacha maria, tinha sobrado da cheesecake que fiz e tinha […]

Pingback by Tarte au Chocolat « PicNic… PicMe

Fiquei emocionado por você ter lembrado do cheesecake do Saks. Realmente, apesar de eu estar me sentindo muito mal de saúde naquela nossa viagem (culpa de El Salvador), ela foi inesquecível e até hoje me faz bem para a alma. E me lembro perfeitamente da tarde que passamos pela Saks e sentamos no café, os três, para aqueles momentos tão simples e inesquecíveis. Vamos repetir isto um dia, comigo bem de saúde como tenho estado desde que deixei aquele ano de 2006 para trás.

Comment by Papito

Você tem que anotar em suas receitas o que saiu errado para poder repetir e ficar igual na próxima. Esta coisa de errar receita me lembra da época em que eu trabalhava com trigo. O profissional mais exigente no mercado de alimentos é o padeiro. Isto porque se a farinha de trigo tem alguma mudança de um saco para outro a receita dele vai para o espaço – o pão não cresce, ou cresce demais, muda o sabor, etc. Por isto que na cidade de São Paulo, famosa pelo seu pão francês, o Moinho Água Branca era o mais famoso – a qualidade da farinha era sempre a mesma (isto nos anos 60 a 80).

Comment by Papito

Nada a declarar! Nutela??? Perfeito…

Comment by Lena




Leave a Reply

