PicNic… PicMe


Hamburguer
October 14, 2009, 7:40 pm
Filed under: Salgado, Uncategorized

Hamburguer picante caseiro acompanha batata cozida com cheddar

Estou devendo um pra Irene, ela ficou com vontade quando viu um do Jamie Oliver na TV. Nunca tinha feito hamburguer em casa.

Voltamos mortos de fome hoje. Tinha comprado carne moída e batatas para um almoço cozy e tal. Mas virou jantar.

Aqui se vende batatas de um jeito diferente. Elas já vem em saquinhos e não se sabe qual é o tipo de batata, só está escrito na frente se é boa pra cozinhar \ purê ou pra assar ou fritar. Só vende de 3 Kg. Muito Kg pra duas pessoas, mas…

Cheguei e logo coloquei as batatas pra cozinhar, pensando em fazer um purê e um tipo de chilli de carne moída. Até que me lembrei, não tenho descascador de batatas! Já tinha improvisado a falta do descascador e do ralador com a cenoura, deu tudo certo. Mas com as batatas, achei melhor improvisar outro prato.

Foi com inspiração nessa countrygirl e lembrando do preparo do steak tartar do restaurante La Casserole em São Paulo (fomos nas vésperas de viajarmos, a convite da Tia Nica, um jantar muito maravilhoso mesmo) que saiu um hamburguer.

As batatas eu detestei, achei super farinhentas, mas o Ric amou. O hamburguer, tenho que confessar, eu amei. Meio picante México, estou super nessa fase México.

Receitinhas

Hamburguer (rende 10 minis)

300g de acém de vitela moída (compramos a que tinha já moída, da outra vez foi novilho!)

1 colh. de chá de mostarda (tipo Dijon ou boa assim)

1 colh. de café de pimenta piri-piri (usei a líquida, nem sei se tem de outras formas, mas só pra constar)

sal

pimenta do reino preta moída

10 fatias de salame picante picadinho (usei o que tinha, super opcional)

3 fatias de pão amanhecido umidecido no leite

Batatas:

6 batatas médias \ pequenas

1 fatia de queijo cheddar

Preparo:

Hamburguer:

Em um bowl, misturar todos os ingredientes, sendo que o pão deve ter o excesso de leite e escorrido, e ser esfarelado com os dedos. Deve ficar com uma consistência que permita moldar.

Fazer 10 bolinhas de tamanho similar. Enrolar na mão, achatar levemente e arrumar as laterais, para não se desfazer quando for pra chapa.

Em uma chapa \ frigideira anti-aderente bem quente (eu usei a frigideira grande e não usei nada de óleo), colocar de 3 em 3 (uma das vezes serão 4!!) os mini hamburgueres (é bom colocar assim de pouquinho, pra que a temperatura da frigideira não baixe muito e assim sele a carne, o que significa manter o líquido na carne e ela ficar mais suculenta!), virar assim que o primeiro lado dourar levemente para um hamburguer mal passado. Repita o processo até acabarem os hamburgueres.

Batatas:

Em uma panela com água, cozinhar as batatas até que, ao espetar um garfo e levantar, o peso da batata faça com que ela escorra do garfo.

Cortar ao meio ou em três e cobrir com um pedacinho de queijo cheddar, ele vai derreter gradualmente com a temperatura da batata.

Servir e ser feliz!

Batatas com Queijo Cheddar e Hamburguer


3 Comments so far
Leave a comment

Nina e Ric, que delícia!!!! Muita coincidência, pois ontem anotei uma receita de hambúrguer de peito de peru com chutney de maçãs do programa da Rachel Ray! Parecia ser muito bom e fiquei pensando em fazer em casa, afinal é muito mais saudável por não ter corantes, conservantes, etc. Fico muito feliz em saber que vocês já estão tão adaptados à casa, às compras, que gostoso…
Amo muito vocês e quero provar um desses hamburgueres quando vocês voltarem! Fiquem com Deus. ps. A batata pode ser frita? hehehehe Beijos

Comment by Lena

Eu queroooo!!!!!! Hehe

Comment by fematsu

Precisa criar um hamburguer de bacalhau….

Comment by Paulo Costa




Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: