PicNic… PicMe


Flan de Chocolate
September 26, 2009, 7:14 pm
Filed under: Doce, Uncategorized

Flan de chocolate

Amoamoamoamo flans.

Panacota, flan de baunilha, manjar de nata (Ash el saraya – comi no almoço do Arábia durante o Restaurant Week- manjar dos deuses!)…

A textura firme e macia ao mesmo tempo, a sensação de leveza e o desmanchar na boca sem esforço, o sabor definido e simples, aiai, me derreto.

Não gosto de pudim de doce de leite, também não como manjar de coco. Pudim sempre foi a sobremesa favorita do papai e da Lena, por isso era obrigatório em casa toda semana. Até hoje eles amam. Eu não posso ver na frente. Já o manjar de coco com calda de ameixas pretas, um clássico do Natal na casa da vovó, mesmo sendo de coco (amo a água, detesto tudo que leva o coco), eu cederia pela textura perfeita, se não fosse aquela película (calafrios!) que se forma no topo do manjar (e as vezes até no meio!), típico de gelatina (que também não como, mesmo fazendo bem pras unhas!).

Foi assim, pra ajudar na recuperação mais rápida do meu 20º resfriado do ano, que o Ric me fez, para acalentar, um flan de baunilha que eu tanto queria (desse blog que adoro, ela denominou de pudim). Ele sofreu o mesmo esquecimento de um itenzinho (semquererjustamenteofundamental!), mas ficou delícia assim mesmo.

Ele detestou. Detesta todos esses pudins, flans e manjares “sem graça” que eu tanto amo. Mas se fosse de chocolate…..

Bem, me recuperei super rápido dessa vez. Graças ao flan de baunilha e as gotinhas mágicas da Antroposofia, e resolvi devolver o carinho com um flan de chocolate.

Usei a mesma base do que ele me fez. Tirei a baunilha (com a qual ele implíca, por enquanto…) e acrescentei cacau em pó e achocolatado.

Ficou muuuuuuuito bom, eu gostei bem mais que ele! Nem liguei para os gruminhos que se formaram (é só passar na peneira antes de distribuir nas forminhas) e nem formou a maldita película. Fiquei extasiada com a possibilidade de comer sempre sempre sempre que quiser um flan de chocolate.

Como é fácil fazer uma criança feliz, né?!

Flan de Chocolate

(adaptado daqui)

Ingredientes:

1 e 1/2 x creme de leite fresco

1 e 1/2 x leite

2 colh. de sopa de achocolatado em pó (usei Taeq, o favorito do Ric)

2 colh. de sopa de cacau em pó (usei um português com preço justo do supermercado Santa Luzia)

1/2 x açúcar

1/4 x amido de milho

1/4 colh. chá de sal

Preparo:

Em uma panela coloque o creme de leite fresco, o leite, o cacau e o achocolatado em pó e leve a fogo médio. Com um fuet mexa constantemente até que quase ferva.

Acrescente o amido de milho, o açúcar e o sal, mexendo sempre com o fuet até engrossar. Passe em uma peneira caso tenham se formado gruminhos (opcional).

Divida em potinhos o flan (usei os copos com cara de copo de plástico amassado, paixão do Ric). Caso não queira que se forme a película na superfície do flan, coloque encostado no creme papel filme e leve a geladeira.

Deve ficar uma delícia com uma pitada de pimenta síria, quem sabe!

Sobremesa pudim de chocolate individualFlan de Chocolate em Copo de porcelana imitando copo de plastico amassado


3 Comments so far
Leave a comment

Oi Nina, adorei a sua visita e já arrumei o meu post colocando um link melhor para o seu blog aqui. É que o formato da wordpress é diferente do blogspot e fiquei perdida sem saber como linkar direito. Quase não achei o campo para os comentários, mas estou me habituando pois agora passarei sempre por aqui!

Não sei como faço para ser sua seguidora aqui… Como faz?

Beijocas!

Comment by Andrea

Ah, Nina você já havia reparado que clicando na segunda foto da sua estante já caia direto para o seu post, né. O que eu acrescentei foi o seu nome + o link ao clicar no nome do seu blog!!! Agora sim, né.

Você faz uma estande dessas para mim?

Comment by Andrea

Aprendi muito

Comment by Jennifer-Tool




Leave a Reply

