PicNic… PicMe


Caixinha com Decoupage
September 13, 2009, 9:10 am
Filed under: Artes Manuais, Uncategorized

Caixinha de Madeira com técnica de Decoupage com guardanapo

Já queria aprender essa técnica de decoupage há um tempão.

A Fêfê sempre fazia quadrinhos e a Tia Ana tem vários espalhados pela casa.

Foi esse feriado, com um milhão de pessoas em Amparo, que eu peguei a Fê pra ensinar como se faz caixinhas fofas.

Não foi o melhor timing, afinal estava toda a família reunida, todos querendo confraternizar, crianças correndo, chorando, comendo, e nós lá, tentando alguma paz pra colar, cortar, rasgar e finalizar as nossas caixinhas. Mas o Q da questão está no fato de eu estar querendo realizar mais meus projetos. Esses remedinhos atroposóficos estão fazendo milagres por mim. Meu Pensar, Sentir e Agir (faz parte da teoria da Antroposofia!) estava empacado no sentir, por tanto, queria há muito fazer as tais caixinhas, e agora com esse empurrão das gotinhas mágicas, tcharam!!!!

Convenci a Lena de que ela também queria muito aprender e lá fomos nós, na Tóquio, loja em Amparo com tudo pra cumprir a tarefa.

A Lena ficou maravilhada com essa loja. Ela só repetia: “É a 25 de março, mas com tudo no mesmo lugar e sem muvuca, amei!”. Realmente, tudo baratinho e organizado. De ítens pra crochet e tricot a todas as tintas e colas pras mais variadas técnicas de acabamento.

Depois de horas tentando nos decidir por quais guardanapos, ou se usariamos caixinhas, bandejas ou porta alguma coisa, finalmente voltamos equipadas pra casa.

Montamos nossa aula na sacadinha da rede. Foi uma delícia!

A minha primeira caixinha ficou meio bizarra, mas a segunda acho que melhorou! A Fê (prima-professora) escolheu uma combinação que ao olhos leigos era beeeeeeeeeeem difícil de ficar linda, mas como boa mestra, ficou a melhor. Todo mundo queria saber como ela visualizou todo aquele potencial nos kanji, rosa e vermelho, com leques verdes por cima!

Ainda tenho que melhorar muito. Teoricamente não se deve deixar essas “estrias”que ficaram entre o guardanapo e a caixinha, mas entre sobrinhos e churrasco, acho que até ficou bem boa!

Ps: Coloquei um monte de Tsurus na caixa, o Ric detesta caixa vazia!

Caixa com Tecninca de Decoupage usando guardanapo de papelCaixa com Decoupage e Tsurus de origami coloridos

Passo-a-Passo de Caixinha Decoupage:
Materiais:
1 caixinha de MDF (madeira)
1 pincel
Cola branca
Guardanapos decorados
Água
1 potinho/tubinho de tinta acrílica branca
Passo-a-passo:
Pintar a caixinha com a tinta, por dentro e por fora (se quiser lixar um pouco a peça antes, também fica bom, pro acabamento final ser bem profissa!). Esperar secar completamente.
Pegar o guradanapo decorado e separar as folhas dele (cada guardanapo tem três camadas, tipo papel-higiênico com folha simples ou folha dupla, então, esse tem folha tripla!), só se usa a mais colorida. Cortar do formato que desejar ou usar a peça inteira. (exemplo: Se for um guardanapo de folhas, pode usar todo para cobrir a caixinha ou apenas recortá-las soltas e fazer uma colagem, misturando com o fundo, que pode ser de qualquer cor que desejar).
Em uma bandeijinha, misturar a cola branca com um pouco da água. Apoiar o recorte do guardanapo na caixinha e passar a mistura de cola+água por cima do guardanapo com o pincel, bem devagar, com muita paciência pra não rasgar a folha! (sim, a cola se passa por cima, diferente de todo o resto. A folha é tão fininha que a cola passa por ela!).
Feito isso em todas as faces que pretende decorar, é só esperar secar.
Passamos mais uma camada da mistura de cola+água em toda a caixinha pra dar um brilho extra!
Prontinho, agora tem mil variações. Pode finalizar com gliter, tinta pra relevo, betume, fazer mais sobreposições de recortes, mudar as tintas, fazer pátina antes da colagem… Infinito mesmo.



3 Comments so far
Leave a comment

[…] dar aquela caixinha que eu fiz de presente par a minha amada fono, e resolvi usar um desses […]

Pingback by Flor de Papel « PicNic… PicMe

Ma…adorei sua caixinha, mas como boa leiga a da Fefe ficou lindaaaaa!!!! Sei que eu e meu filhote cosentribiumos para o caos na aula de vcs…rsrsrs Mas nos adoramos ver vcs “trabalhando”…beijocas EDanizinha

Comment by Ale Big Brother

Má, realmente a loja era demais! Dava vontade de aprender a fazer um monte de coisas diferentes só pra poder comprar e usar tudo o que tinha naquela loja! Tinha até alça de bolsa e olhos de plástico para bonecos! hehehe A sua caixinha ficou mesmo muito linda e a da fer então, nem se fale. A minha tinha mais estrias do que o recomendado, então dei de presente! Beijoss

Comment by Lena




Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: