PicNic… PicMe


Pão com Tomilho Fresco
September 11, 2009, 2:54 pm
Filed under: Salgado, Uncategorized

Pão caseiro de Tomilho fresco com Manteiga Aviação

Fazia tempo que eu não me inspirava pra preparar um pão.

Foi sem querer que eu descobri que a Lu Bordini tem um blog.

Recebi um e-mail do facebook dizendo que eu não entrava a muito na minha página e que eu tinha mil novas msgs não lidas. Óbvio que ele mentiu pra mim, não tinha nenhuma msg. Olha que loucura, recebendo cobrança de um portal! Fiquei meio abobada com a loucura toda que é esse mundo virtual, mas… Voltando ao foco, foi assim que descobri que a Lu tem esse blog. Nele, ela apresenta alguns dos pães que ela prepara e que aprendeu durante sua estadia em Bs.As. (que saudades!).

Resolvi preparar metade da receita do tal do Bertinet, que já tinha ouvido como o Deus dos Pães! Agora também quero esse livro.

Pra aproveitar as ervinhas da horta orgânica do meu jardim, resolvi acrescentar o tomilho.

Enquanto arrancava as folhinhas dos galhos (quando já está mais velho, o caule fica marrom e é só passar os dedos firme pelo caule no sentido contrário ao nascimento das folhas que todas elas se despreendem com facilidade. Se for novinho, é só picar tudo), me lembrei do meu primeiro contato com essa aromática plantinha.

Foi no nosso primeiro módulo de cozinha prática, o Valinhos tuchou um ramo no meu nariz e disse: “O que te lembra?” eu, com minha memória olfativa óooooooootema, “Não me lembra nada!”, ele ficou puto e respondeu “Pizza!!!!!!”, hmmmmmmmmm eu pensei, “tá vou tentar gravar!”

Tomilho Fresco na horta de casa

Assim que o Ric provou o pão, sem eu nunca ter mencionado a história acima contada, disse: “Nossa, não sei o que é, mas me lembra Pizza esse seu pão”. Eu ri.

Ficou com a casca bem grossa (fato que me desagrada mas agrada a muitos, lembra um pão italiano não tão duro) e com o miolinho fofo e muuuito aromático. Delícia ele morninho com uma lasca de manteiga Aviação por cima.

pão em Branco e Preto


Pão com Tomilho
(adaptado daqui!)

Ingredientes:
255g de farinha para pão
5g de fermento fresco
1 colher de chá de sal
170g de água morninha

1 punhado de tomilho fresco



Preparo:
Esfarele com as mãos o fermento na farinha.
Acrescente a água e o sal, batendo (com o gancho) na batedeira na velocidade 1 até misturar. Bata na velocidade 2 por cerca de 7 minutos. Acrescente o tomilho (somente as folhinhas) e bata por mais 30 segundos.
Em uma bancada enfarinhada, faça uma bola com a massa e coloque para descansar dentro de um bowl coberto com um pano úmido por 1h em local morno e fechado.
Abra a massa com os dedos delicadamente. Faça um retangulo e dobre as laterais até o centro. Corte a massa em dois (cerca de 225g cada pedaço). Faça duas bolas juntando as pontas até o centro. Deixe descansar por 5 minutos.
Abra com a ponta dos dedos um retângulo e dobre, formando um “rocambole”. Repita com a outra bola o mesmo processo.
Coloque em uma forma enfarinhada a massa com as dobras para baixo. Deixe crescer por cerca de 1h em local morno e fechado.
Em forno pré-aquecido a 250 graus Celcius, asse por cerca de 40 minutos.

Prepraro de Pão com Tomilho

Massa de Pão de Casca Grossa com Tomilho FrescoModelar Pão com TomilhoFatia de Pão com Tomilho e Raspa de Manteiga


1 Comment so far
Leave a comment

Pela foto, já vi que é esse o pão que gostaria de fazer…
Vivo tentando fazer o pão de casca grossa, mas não consigo, eles sempre saem de casca fina. Vc sabe o que faz ele ficar com a casca mais fina ou mais grossa?
Ah! E desculpa a ignorância, mas não entedi como vc modelou o pão.
Obrigado!

Comment by tleal




Leave a Reply

