PicNic… PicMe


Tico Tico no fubá
September 3, 2009, 6:23 pm
Filed under: Doce, Uncategorized

Bolo de Fubá Cremoso

A tia Ana tem por hábito deixar a mesa da copa da casona de Amparo repleta de gostosuras, para que todos sirvam-se à vontade durante a festa de Natal que usualmente comemoramos lá.

Foi em uma dessas tardes que descobri o reconforto caseiro que um bolo cremoso de fubá me traz.

Como essa data é sempre uma loucura de conversas, churrascos, bolos e presentes, não descobri a receita, e nem quem preparou o tal bolo.

Foi algum tempo depois, com uma necessidade louca de morder uma fatia de serenidade, que eu procurei pela internet por receitas do gênero. Lembro de ter lido várias, escolhi uma das encontradas na pesquisa e mãos a obra.

Ficou muito muito bom, me satisfez super.

A última vez que tinha feito esse bolo, ainda morava na Rua Japão. E foi pro café da manhã no nosso jardim, com a family da Dani, que resolvi resgatar essa receita.

Teoricamente é um bolo de liquidificador, mas como não tenho, foi na minha super batedeira mesmo!

A massa fica muito líquida, mas muito mesmo. Isso eu lembrava.

Lembro que usava a forma de furo (tipo pra pudim), mas como agora a única forma de pudim que eu tinha era pequena demais e supostamente para ser preparado no fogo (vem com uma panela, para o pudim ser feito em banho maria, vovó que me deu, nunca usei para o devido fim, mas sempre me foi muito útil).Na falta de, untei uma das minhas assadeiras de fundo removível e tchum a massa pra dentro e tchurum pro forno.

Ótimo. Enquanto lavava a louça… Avelã começa a lamber o chão (-Cachorro doido!), opa, tá lambendo muito feliz, deixa ver. Observo abobada meu bolo escorrer por baixo do fogão. SOCORRO!!!

Corre pra cá, unta a forma de pudim pequena mesmo, e vira o que sobrou da massa do bolo pra forma e direto pro forno de novo.

Foi assim, a desventura em série.

O bolo ficou pequenino, mas todos adoraram.

Agora anotei em rosa shock ao lado da receita: “Nunca usar forma de fundo falso, a massa ESCORRE!”

Psfoto: Esse garfo fofo faz parte do conjunto de talheres que ganhamos de casamento da Tia Wanda/Tio Ralph/Fer/Rê, é um garfo especial para bolos, tipo pra chá da tarde. Esse design super é da maravilhosa Villeroy & Boch.

Receita de bolo de fubá cremoso:
Ingredientes:
1 x de fubá
3 x de açúcar
1 x de farinha de trigo
3 ovos
50g de parmesão
4 x de leite (temp. ambiente)
80 gr de manteiga
1 col. de sopa de fermento em pó


Preparo:
Derreter a manteiga e reservar.
No liquidificador bater os ovos e o leite.
Em uma vasilha, colocar todos os ingredientes secos, menos o queijo ralado.
Adicionar aos poucos ao leite/ovos os ingredientes secos. Incorporar a manteiga derretida e o queijo ralado.
Em uma forma untada com manteiga e farinha, derramar a massa que estará bem líquida.
Levar ao forno pré-aquecido a 150graus C até que fique dourado.
Desenformar morno.
Ps: Esse bolo é tipo brownie, não deve ser super cozido, pra ficar com a consistência cremosa do meio.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

