PicNic… PicMe


Patês
August 12, 2009, 9:34 pm
Filed under: Salgado, Uncategorized

Patês Azeitona e Ervas Finas

Recebemos um número incrível de pessoas nesse domingo. 18!

Para nossa estrutura e casinha, foi um belo feito.

Para comemorar o Dia dos Pais e o aniversário da Lena convidamos para um lanchinho com quiche, patês e pães variados.

A melhor solução pra receber muita gente, na minha opinião, pra quando se tem poucos lugares pra sentar, é sempre fazer comidinhas fáceis. Algo que fique entre aperitivo e jantar, que mate a fome sem ser com entrada/principal/sobremesa.

Como a maioria já tinha almoçado bem (em comemoração ao dia-dos-pais), resolvi fazer bem simples mesmo. Uma quiche de queijo gruyere (feita pela chef do Rosma, Lena Lopes, simplesmente maravilhosa essa quiche!), pães e torradinhas (escolhi mais os do tipo sueco, bem fininhos e bons pra passar o patê) de gergelim e de linhaça de uma marca ótima (PETER PÃO, eu sei, cômico esse nome) que vende no supermercado Mambo, patês e queijo chancliche (pimenta e orégano), azeitonas verdes e pretas.

Nunca tinha feito patê em casa, apesar de sempre comprar os feitos pelo Santa Luzia (amamos o de salmão que tem gosto de ovas, que aprendi a gostar com a insistência do Valinhos em me fazer provar tudo, TUDO, durante a faculdade) e pensar comigo mesma: acho que consigo fazer também um desses simplinhos (ervas, azeitona, salame, peito de peru, etc…).

Foi inspirada pela última cena do filme “Ele não está tão afim de você”, na qual a menina fica devaneando sobre o amor enquanto mistura um patê homemade, que decidi fazer eu mesma os patês desse evento familiar.

Sem nenhuma humildade, amei amei amei o de ervas finas frescas. Por três motivos:

* as ervas usadas foram todas colhidas da minha horta!

* foi muito fácil de fazer,

* até o Ric gostou, mesmo tendo verdinhos!!!

Como fazer patê:

Usei o super mixer que a Irene me deu de chá de cozinha. Ele é muuuito poderoso, juro.

Ingredientes para patê de ErvasFinasFrescas:
(quantidades a olho, sorry...) 
Queijo cottage (comprado, não usei a receita caseira, não deu tempo de preparar, acho que se usasse não precisaria do cream cheese. Acho...) 
Cream Cheese
Sal
Azeite
Tomilho
Cebolinha (a verdinha, usada em comida japonesa, não a cebola em concerva!)
Manjericão
Sálvia
Salsinha
Preparo:
Piquei os temperos.
Coloquei em um bowl o queijo cottage e o cream cheese (assim, uma super colherada de cada um), reguei generosamente com azeite, belas pitadas de sal e, por último, os temperos.
Usei o mixer até que tudo ficasse bem cremoso e homogêneo. 
Durante o processo, fui acertando a quantidade de sal e de azeite (pra ficar mais liso e saboroso!)
..
Ingredientes para patê de Azeitona Preta:
(quantidades também a olho, sorry...)
Azeitonas pretas sem caroço
Queijo cottage
Cream cheese
Azeite
Preparo:
Em um bowl coloquei as azeitonas, os quejos e reguei com azeite.
Bati com o mixer até ficar cremoso.
Não acrescentei sal por ser de azeitona, e o azeite foi bem pouquinho, só pra dizer que foi.

Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

