PicNic… PicMe


Yellow Cake – revelações
July 12, 2009, 10:19 pm
Filed under: Doce, Uncategorized

Fatia de Bolo

Toda vez que sento no computador, tenho uma desculpa diferente pra não ter escrito o post planejado.

O motivo real é minha sede de vasculhar novos horizontes, ainda por serem descobertos nesse mundo infinito da internet.

Os motivos que culpo são: falta de tempo no computador (apenas poucos minutos por dia em frente a ele me são permitidas), cansaço, lentidão do computador, lentidão da internet, vontade louca de entrar debaixo do edredon branco de plumas (culpa da minha sogra que me deu o bendito!), fome, sono, fotos não passadas pro PC, etc e tal.

O problema é que todas essas minhas desculpas mil me acumulam posts na cabeça. Tenho uns 5 diferentes que gostaria de ter publicado, que tirei ou não as fotos para tanto, mas… os motivos se repetem.

O problema mor, no entanto, é que com o passar do tempo e o fato de criar novos temas para publicar, os antigos ficam meio forçados quando os componho. Não me sinto natural ao descrever coisas “velhas”. Os sentimentos mudam a cada instante, e  assim o que eu pensava sobre o bolo de chocolate com doce-de-leite já não é tão fresco, pois já fiz outros três, e agora tenho uma concepção distinta do primeiro.

Normalmente, quando decido escrever sobre algo, não tenho a ordem das palavras prontas na minha cabeça. Apenas as idéias de forma fluida. É como desenhar (pra mim): se eu penso que quero desenhar um passáro e não defino como ou com quais cores e tal, ele simplesmente sai no papel e acho lindo. Agora, se eu penso que quero uma fênix voando sobre nuvens prateadas, nunca consigo traduzir a imagem de dentro da minha cabeça para o papel. Resultado: frustração.

Como não consigo deixar de ir pra frente, e tão pouco pretendo passar por cima do que ficou pra trás, quero pôr em dia meus posts, minha vida.

Assim, de pouco em pouco, um de cada vez, posso tentar recomeçar.

Sempre tenho o desejo de ter férias para poder parar tudo, organizar tudo e começar do começo. Pra mim, se eu não começo certo, é muito difícil arrumar depois. É um defeito que estou tentando arrumar, como podem notar acima, em relação aos posts!

A realidade diz que não preciso de férias (durante as férias eu NUNCA perderia o tempo de diversão para pôr em ordem a burocracia da vida), precisaria parar o tempo. Como isso é simplesmente impossível, tenho mesmo é que aprender a correr uns metros pra conseguir voltar a caminhar, do ponto onde deveria já estar.

ingerdientes

Fiz um bolo. Distribuí pedaços do bolo. E fiquei chocada.

Meu susto foi com a indagação acompanhada da oferta da fatia de bolo. Ao invés de um “Obrigada, qual o sabor?” ou qualquer derivado da mesma sentença, ouvi diversas versões de “Pra que você fez esse bolo?”.

Resposta simples e direta, verdadeira e sincera: “Deu vontade”.

Incrível como o fator “espontaneidade” é algo quase que proibido. Como, por exemplo, dar/ganhar presente sem razão aparente. Logo se suspeita de uma segunda intenção escondida em algum lugar. A vida perde muito com essas suposições. Verdade que 99% das vezes as pessoas são interesseiras e só fazem jogos para atingir seus objetivos pessoais, mas por quê não ser diferente? Tentar ser mais desprendido faz um bem inestimável.

Foi assim que fiz meu bolo de papoula e limão siciliano.

massa com papoula

Queria mesmo fazer um bolo com cara de festa, daqueles que parecem ter demorado horas, daqueles impossíveis de serem reproduzidos na nossa cozinha caseira. Não ficou tudo isso, mas me impressionou o bastante pra ficar orgulhosa da minha produção!

Como sempre, achei sem graça, mas o resto achou super delicinha (como diz a Có!).

Bolo cortado

Receitas:
Pão-de-ló da vó do Dani
Usei essa mesma receita, só acrescentei 1 colher de
sopa de semente de papoula (infelizmente proibida
no Brasil, consegui  no estoque do restaurante, abastecido pela querida Ana Maria, a única santa que traz papoula dos Estados Unidos!)

Recheio:
Ingredientes:
2 gemas
1 lata de leite condensado
500ml de leite integral
30 gr de maizena (amido de milho, não consigo
deixar de chamar de Maizena)
1/2 xícara de suco de limão siciliano

Preparo:
Bata as gemas com um garfo ou fouet como para
preparar omeletes.
Em uma panela coloque as gemas, o leite condensado,
o leite, o suco de limão e a maizena.
Leve ao fogo para egrossar até o ponto de creme.
(Não deixe formar grumos, o fouet ajuda nessa hora.)

Buttercream para a cobertura: (usei a metade da
receita da Martha Stewart)
Ingredientes:
180g de manteiga sem sal pomada
227g de açúcar de confeiteiro
Essência de baunilha (de qualidade, pra não ficar
com gosto de padoca!!!)
Preparo:
(manteiga pomada = manteiga bem "amassada" com as
 costas de uma colher, até que fique com
consistência de uma pomada)
Em uma batedeira usando o aro, bater a manteiga
pomada até ficar pálida e cremosa.
Acrescentar aos poucos o açúcar e a essência de
baunilha. A cada acréscimo, bater por cerca de 5
minutos em velocidade 2 (baixa). A cada duas
adições de açúcar, bater na velocidade máxima
por 10 segundos.
Usar imediatamente.

Montagem:
Depois que o bolo estiver frio, cortá-lo ao
meio e umedecer com suco de limão siciliano
diluido.
Espalhar o recheio sobre uma camada do bolo,
deixando a borda externa sem recheio
(mesma coisa que o bolo de chocolate)
Passo-a-passo fotografado: (inspirado nesse
blog - as fotos dela são mil vezes, mas chegaremos lá!)

passo 1
passo 2
Colocar a outra camada de bolo sobre o recheio.

passo 3tcharammmm
Cobrir o bolo com o buttercream e polvilhar
papoula nas bordas para decorar.

cobertura de buttercreamEnfeite de papoula
Servir e se deliciar!

Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

