PicNic… PicMe


Alfajor Caseiro
June 11, 2009, 3:32 pm
Filed under: Doce, Uncategorized

Alfajor Prontinho

Me deleitei em Bs.As. com os alfajores de bolacha de maizena. Aqueles que só vendem nos cafés e padarias da cidade. Nada parecidos com os velhos conhecidos do Havanna.

Alfajor p&b

Durante a faculdade já tinhamos testado esses alfajores, e também feito o doce de leite do zero. Mas eu andava numa fase meio doente, então meu aproveitamento dessas aulas foi bem próximo do nulo.

Foi em Laranjal Paulista, na casa da vó da Rê Benê, que eu presenciei a maravilhosa transformação do leite+açúcar em cubinhos de doce de leite (hmmmmmmmmmm).

A Naná sempre me contava do doce feito no tacho da vó em Minas e quando eu ia começar a pedir as explicações ela logo interrompia: só da pra fazer com o leite da vaca, ali tirado na hora. Nem pense.

Finalmente eu ganhei leite da vaca. A tia Tela teve toda a paciência do mundo e me trouxe uma garrafa de leite assim fresquinho e suuuper gordo como deve ser!

A primeira coisa que imaginei ao avistar o leite foi o alfajor argentino.

Dá-lhe procurar receita na internet e pedir conselhos pra tudo quanto foi quituteira pra preparar meu próprio doce de leite.

No final, a terceira tentativa (no caso esse da foto) foi a que se apresentou melhor, em relação a cor, aroma e textura.

Então lá fui eu em busca de uma boa receita de bolacha de maizena. A da faculdade tinha muitos ovos (ingrediente faltante na minha despensa), nos livros só bolachinhas simples, e finalmente achei na internet uma boa receita para ser adaptada!

Nos atrasamos pro café da manhã com a família Costa por conta da minha nova tentativa de fazer as coisas com mais calma (como se pode perceber, ainda tenho que acertar os ponteiros quanto ao timing do negócio).

Fiz o doce de leite ontem.

Fiz a massa hoje cedo e depois do café fui assá-las com toda a calma do mundo.

A espessura da massa influencia super no produto final. Se muito fina, fica crocante e, se mais grossinha, fica macia e esfarelenta como um sequilho. Achei bem apropriada para meu objetivo.

Ao invés de banhar as bolachinhas já recheadas de doce de leite, resolvi só riscar com chocolate.

Alfajor nos finalmentes

Com as sobras da massa eu fiz mini bolachinhas, mais tradicionais para os que só querem um docinho acompanhando o café!

Bolachinhas

Receitas:

Doce de Leite:
Ingredientes:
1 xícara de açúcar cristal orgânico
1 litro de leite (de preferência da vaca assim fresquinho ou tipo gordo de garrafinha)

Preparo:
Em uma panela grande, coloque o açúcar e doure em fogo baixo (quanto mais queimado, mais gosto de caramelo ficará)
Quando já estiver quase na cor desejada, tire a panela do fogo e acrescente o leite.
O açúcar vai cristalizar.
Volte a panela para o fogo baixo e mexa sempre, sem parar. O açúcar vai derreter aos poucos e o leite vai ficando cada vez mais dourado.
Deixe o leite aferventar de leve e mexa em seguida. Repita o processo algumas vezes.
Quando já tiver engrossado um pouco, faça o teste do pires (em um pires com água, derrame uma gotinha do doce. Se ficar durinho já está no ponto).
Esse doce de leite é tipo cremoso.

Bolachas de Maizena:
(adaptadas daqui)

Ingredientes:
125g de manteiga
75g de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha (de qualidade!)
85g de farinha de trigo
1 colher rasa de sobremesa de fermento químico
150g de amido de milho (maizena!)

Preparo:
Bater a manteiga até ficar pomada (Usei a raquete da batedeira).
Acrescentar o açúcar, o ovo e a essência até incorporar.
Adicionar a maizena, a farinha e o fermento peneirados à massa e misturar até a massa ficar lisa.
Envolver a massa em plástico filme e deixar gelar por 2h.
Em uma bancada levemente enfarinhada, abra a massa e com um cortador faça as bolachas.
Em forno pré aquecido a 180 graus, em assadeiras untadas e enfarinhadas, disponha as bolachas e deixe no forno até dourar levemente as bordas.

MONTAGEM dos ALFAJORES:
Colocar sobre uma bolacha uma colherada de doce de leite e cobrir com outra bolacha, apertando levemente para o recheio se espalhar por igual.
Repita a operação até o termino das bolachas.
Derreter 50g de chocolate e, com um garfo, riscar os biscoitos.

Sirva com chá, café ou chocolate quente nesse outono fresquinho!

Fotos dos alfajores de Buenos Aires. Olha o capricho da embalagem, super simples, amo isso.

Alfajor

Alfajor embalado um a um


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

