PicNic… PicMe


Cupcakes de Saint Patrick
May 24, 2009, 11:42 pm
Filed under: Doce, Uncategorized

trevo

Parece mentira, mas infelizmente não é. Fazer esses cupcakes foi uma verdadeira epopéia, próxima à contada anteriormente.

Amo a palavra epopéia pelo fato de me remeter às aulas de história graga. Epopéia é uma história com muita aventura, acontecimentos impossíveis e saídas ainda mais improváveis, mas dá tudo certo no final (certo ≠ tradicional).

O Paulinho chamou os irmãos para um café da manhã / apresentação do novo apê (que casualmente é o que eu morava!).

Supostamente, não deveríamos levar nada, mas já me antecipei e consegui permissão para alguma douçura.

Amo cupcakes, amo mais ainda aquela cobertura que só é perfeita em uma bakery de esquina qualquer em NY.

Nunca consegui reproduzí-los de forma especial aqui, mas eu tenho todos os apetrechos necessários para tanto. Minha visita ao sobrinho recém-nascido em NY me rendeu uma forma com 12 furos, forminhas de papel amanteigado e confetinhos coloridos.

Resolvi usar as forminhas com o trevo de quatro folhas (minha viagem culminou com a data de Saint Patrick, que é amplamente festejada nos Estados Unidos e eu me deparei com essas forminhas irresitíveis). Esperava mais da ajuda desse santo ou mesmo do milagroso trevo de quatro folhas, mas quem esteve ao meu lado o tempo todo foi Murphy e suas leis.

Peguei uma receita de cupcake de chocolate com café e adaptei à minha realidade. Fui atenta, li e re-li os ingredientes e o passo-a-passo.

Desci as escadas e guardei o gato para começar minha empreitada.

No meio do caminho percebi que tinha ingrediente na lista que não constava nas instruções de preparo. Pára tudo. Subo as escadas, tiro o Ric do computador e releio a receita. Tcharamm, achei o passo que tinha perdido.

Desço as escadas e derreto o chocolate. Era apenas o chocolate da massa do cupcake de CHOCOLATE que estava perdido no meu passo-a-passo. Derreti o bendito e deixei no micro pra esperar a hora certinha de acrescentá-lo à mistura da batedeira.

A massa ficou linda e deu quase certinho para os 12 buraquinhos já devidamente preenchidos com as forminhas desenhadas com trevos. Foram pro forno pré-aquecido e agora era só esperar.

Enquanto isso vou aquecer as xícaras de leite que tinha prometido pro Ric logo pela manhã.

Ahhhhhhhhhhh! Sabe aquele som de espanto em que parece que você vai perder o ar? E aquela incredulidade diante do acontecido que te tira a voz? Foi isso que aconteceu. Eu abri a porta do micro e lá estava, linda e calma, a minha tigela com o chocolate derretido para a massa de cupcakes de CHOCOLATE.

Eu fechei a porta do micro. Tirei meus óculos, caminhei até a sala, sentei no banquinho do Seu Joaquim, olhei pro jardim e chorei.

Chorei mil lágrimas. Não havia consolo. Como? Eu verifiquei a receita. Eu achei um erro a tempo. Como?

Meu sábio irmão mais velho me ensinou um valioso ditado americano: “Where is the catch?” Ele quer dizer basicamente: “Cadê? Aonde eu vou me dar mal?”

Eu achei que o quase erro de quase perder um dos passos seria o catch, engano meu.

Continuei o processo mesmo com as lágrimas e soluços infantis. Sabia que ia ficar bom, não sei dizer como, nem o motivo, mas eu sentia que ia ficar bom, mas P*Q*P*. Denovo.

Ficaram macios, cheirosos e a cobertura divina. Ficaram com aquela cara de Martha Stewart, o prato perfeito, com a ondinha da cobertura perfeita, com uma tampa de bolo perfeita. Amei o conjunto, amei o resultado, mas o miolo….

Turminha

Eu consegui remediar (não são de chocolate e nem tem gosto de café, mas eu consegui salvar, vai?!) e os cupcakes desapareceram no delicioso café da manhã.

CupCakes com tampa

Ps: O apê do Paulinho ficou lindo, nem acredito que é o mesmo espaço que eu usava!

Ps2: Se alguém precisar de pratos perfeitos é necessário nascer de novo e ganhar uma Helena como irmã, a qual acha que Chá-de-Cozinha é Natal e ela é Papai-Noel.

Ps3: Eu sei que cupcakes são ínfimos problemas, mas eu acredito que detalhes do cotidiano são as amostras da nossa vida. Minha vida está como essas receitas.

cupcake saint patricks

RECEITA:

Cupcake de Açúcar Mascavo e Cobertura de Chocolate

(receita adaptada)

Ingredientes:

1/2 xícara de manteiga sem sal

1/2 xícara de açúcar mascavo

2 ovos

3/4 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento químico

1 colher de sopa de cacau em pó

2 colheres de chá de café (o café como se fossemos tomar!)

Para umedecer:

3 colheres de sobremesa de leite integral

3 colheres de sobremesa de café

1 colher de chá de cacau em pó

Cobertura:

300g de chocolate meio amargo

1/4 de xícara de manteiga sem sal

Preparo:

Bater a manteiga e o açúcar mascavo até que fiquem cremosos. Acrescentar um ovo de cada vez, batendo bem a cada

acréscimo.

Em um refratário, misturar a farinha, o fermento e o cacau. Adicionar a mistura da batedeira. Bater bem para que

a massa fique homogênia.

Adicionar as duas colheres de café à mistura e bater até que fique uniforme.

Na assadeira de cupcakes já com as forminhas de papel-manteiga, colocar em cada unidade cerca de 3/4 da sua capacidade.

Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos ou até que o palito saia limpinho quando espetado em um

dos cupcakes.

Quando estes estiverem prontos retire do forno e deixe-os esfriar em uma grelha.

Misture todos os ingredientes para umedecer os bolinhos. Faça um pequeno furo no centro de cada bolinho e derrame

cerca de uma colher de chá da mistura para umedecer.

Em banho-maria, derreta os ingredientes para a cobertura até que fique uniforme. Coloque cerca de uma colher de sobremesa

da cobertura em cima de cada cupcake.

Sirva como acompanhamento de um chá ou café!


4 Comments so far
Leave a comment

Estão lindos nas fotos e deviam estar deliciosos. Pena que só os irmãos foram convidados para o café da manhã. Na verdade, nem todos… Quando quiser experimentar a receita de novo (tem que ser igualzinho) tem aqui um candidato para provar…
Papito

Comment by Paulo

[…] mesma receita que tentei pro café da manhã da casa do Paulinho. Só que dessa vez eu não coloquei café e me […]

Pingback by Cupcakes para tarde de estudo « PicNic… PicMe

[…] a receita básica de cupcake e acrescentei uns dois punhados de gotas de chocolate. (ando sem medida […]

Pingback by Muffing « PicNic… PicMe

[…] a receita básica de cupcake e acrescentei uns dois punhados de gotas de chocolate (ando sem medidas […]

Pingback by Muffin « PicNic… PicMe




Leave a Reply

