PicNic… PicMe


pomelo, toranja, ananás, kiwi, berries e tal
April 1, 2009, 6:26 pm
Filed under: Doce, Uncategorized

pomelos e limões Sicilianos by Rich

A diversidade do mundo das frutas é algo que me fascina.

O que eu mais amo nelas é o fato de que todos podem apreciá-las sem grandes dificuldades.

O que quero dizer mais especificamente é que não precisa ser um gourmet ou uma cozinheira de mão cheia para saborear uma mordida suculenta de uma pêra. A fruta está ali, prontinha, não precisa de nenhum meio de cocção elaborado ou de ingredientes específicos para acertar o ponto, muito menos experiência no assunto cozinha.

A beleza mora na simplicidade, ao meu ver. Assim, as frutas são o melhor exemplo desta pureza.

Amo também a flexibilidade desse mundo a parte. Podemos apreciá-las nuas e cruas, mas também permitem o mais variado uso. Em doces, salgados, drinks, géleias, cozidas, assadas, fritas e misturadas, é infitito.

As únicas barreiras que se apresentam são: sazonalidade e regionalidade.

Com o mundo moderno temos morangos o ano inteiro (estou pegando o morango pra Cristo, simplesmente por ele ser sempre o Cristo quando se trata de frutas o ano todo. Quem comia morango só em Agosto, sua melhor época, apresenta certa raiva de termos morangos o ano todo. Afinal, em janeiro eles tem gosto de nada e a desilusão dos apaixonados é tamanha que preferem a espera de um ano todo para aproveitá-los em sua melhor performance!).

Confesso que pouco sei sobre a sazonalidade das frutas, sei que estamos na época de caqui, pelo simples motivo de ver caqui em abundância nas feiras e supermercados. Ainda não sei escolher bem um caqui, mas agora é a hora de aprender, antes que acabe a sua época.

A primeira vez que pude sentir o efeito do sazonal foi em Portugal, há alguns anos. Passei dois meses lá e a cada semana uma nova surpresa no mercado. Na primeira semana encontrei meloas (o melão cor de laranja por dentro!) muito cheirosas (sonho com aquele perfume doce e a textura macia e aquosa), na semana seguinte tinham poucas meloas, mas muitas muitas muitas cerejas igualmente deliciosas. Ou seja, a época de cada fruta é respeitada naquela cidadezinha, só se compra as frutas no seu auge.

A outra dificuldade quanto a essas iguarias é onde encontrá-las. Meloas em Portugal, berries na Europa ou Estados Unidos, granadillas no Peru, pomelos na Argentina. É assim que deve ser. Infelizmente, fico com desejos, mas aproveito o que temos aqui de melhor. Coco, banana, caju, etc e tal.

Achei um blog que tem uma tabela com a sazonalidade de diversos alimentos. Ainda não testei, mas acho válido pra quem tem disciplina de verificar.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: