PicNic… PicMe


Português de Portugal
December 24, 2008, 5:16 pm
Filed under: Diversos, Uncategorized

rich em ação

Ninguém sabe, mas eu tenho um revisor exclusivo.

O Ric sempre foi muito bom em gramática. Ele sempre escreveu muito bem também (acho que são traços dos Amado).

Eu sou um tanto quanto ansiosa, o que muitas vezes me faz uma pessoa nada perfeccionista (exatamento o oposto do Ric).

Não posso usar isso como desculpa, mas acabo não tendo muita paciência com os acentos ou tempo pras vírgulas.

Acho que essa é característica do Ric mais próxima do papai.

Lembro-me perfeitamente do papai corrigindo os textos da Irene, algumas vezes os meus e poucas os da Helena (só por que os dela normalmente estão em Alemão, ou ela que corrige o discurso do papai em Espanhol, então…).

Essa quase frieza de quem sabe perfeitamente onde cada letra, ponto e concordância devem estar em um amontoado de frases, essa mania de, no meio da leitura silenciosa (enquanto o escritor aguarda o veredito) soltar uma correção, muitas vezes parece maldosa. Mas entendo perfeitamente que não o é. Simplesmente não conseguem pular aquele detalhe. Ele grita ao olhos.

A sensação de que o profundo significado do escrito não está sendo avaliado, e que os erros ortográficos estão sendo mais importantes que as idéias, é falsa.

No fim, apesar de não parecer no meio, eles terminam a leitura sabendo exatamente o que o relato queria transmitir. Normalmente se emocionam. E sempre lembram de corrigir tudo.

Eu amo essa segurança. Sei que não passo um texto pro meu blog, pro meu cliente ou pro meu professor com erros de qualquer natureza.

Entretanto, chegou minha vez de corrigir os acentos excessivos dos textos que ainda virão do Ric.

A partir de 2009, algumas palavras serão escritas do meu jeito!

Pretendo estudar com afinco as novas regras que tornam qualquer Português o mesmo Português.

Pra quem quiser já ter algumas cartas na manga, segue um mini guia da Reforma Ortográfica:

http://www.ecofuturo.com.br/Guia%20da%20Reforma%20Ortografica.pdf


1 Comment so far
Leave a comment

Poxa, amor! Como você revela um segredo
desses!? Agora, imagina a responsa que
vai ser corrigir seus textos! Mas vou
dar o troco. Agora, cada palavra corrigida
será grifada, e escrita em vermelho!
Brincadeira. Vou continuar corrigindo os pouquíssimos erros. Aliás, distrações.
Te amo, Nina!

Comment by Ric




Leave a Reply

