PicNic… PicMe


quando se coloca o ponto final?
December 10, 2008, 10:16 pm
Filed under: Artes Manuais, Uncategorized

chove chuva

Hoje choveu. Choveu bem na hora que íamos para a academia. Resolvi aproveitar o tempo “livre” que surgiu com a mudança de tempo (clima) e finalizar a minha banqueta bandeirinha.

A Vida é formada por inúmeras encruzilhadas.

Tenho a sensação de que a todo instante estamos tomando decisões, as quais mudam de forma definitiva nossa vida.

Ir ou não ir, falar ou calar, olhar ou ignorar, esquerda ou direita, verde ou azul. Seja lá qual for a decisão, um caminho foi tomado e a história transformada. Não acredito em coincidências.

Bem, tudo isso pra falar sobre minha eterna indecisão.

Neste caso, a dúvida recaiu sobre o banquinho bandeirinha.


Inventei esta banqueta enquanto esperava o Rick (que estava na fila pra cortar alguma coisa na Leroy Merlin). Do lado do balcão de corte tem uns retalhos de madeira, vendidos a preço de banana.

Fiquei equilibrando os retalhos até ficar do jeito que ficou. Compramos. O Rick que fez a parte prática (inclusive a questão de ferragens necessárias pra fazer aquilo dar certo e tal).

Amei o banquinho. Amo os quadros de bandeirinhas do Volpi, foi aí que me inspirei.

Bem, essa foi a parte em que estava bem decidida, tudo muito claro sobre o que eu queria e como eu queria.

A parte em que fico na dúvida chegou na hora do acabamento.

O Rick adorou a técnica de “pátina” que eu usei na minha caixa de costura, e sugeriu esse acabamento. Aceitei.

Como de costume, não me preocupei em fazer ao pé da letra o processo da pátina.

No meio do caminho, o Rick amou o que estava saindo. Fiquei na dúvida. Paro por aqui ou vou até o fim?

Decidi tirar fotos. Decidi ir até o fim.

Passei as outras demãos de tinta branca que cobriram o betume que o Rick tanto tinha gostado.

Amei ele todo branco. Bem contraditório às características de uma bandeirinha de São João.

Mas a decisão de ir até o fim já tinha sido tomada. Não ia colocar mais uma encruzilhada em tão pequena banqueta.

Desgastei os cantos e tal para dar o ar de antigo na peça. Fim. Ficou bom, mas o Rick ainda gostava mais só com as pinceladas mal dadas do betume.

Amo a técnica de xilogravura. Amo principalmente por ser uma das únicas técnicas e ocasiões que posso ter todas as etapas comigo, sem perdas pelo caminho.

Amei quando a mamãe usou (ela detestava!), temos poucas coisas dela com essa técnica.

Amei mais ainda quando descobri que Escher a usava. Descrevi a vida e métodos dele no meu exame oral de alemão (quem me dera ainda saber repetir aquelas frases!).

A xilogravura permite que o artista tenha cada etapa do seu trabalho. O medo de dar um passo a mais e estragar a obra não existe (ao meu ver).

Esse método consiste em utilizar um pedaço de madeira liso (a matriz) e nele entalhar o que desejar. Pronto o desenho, deve-se bezuntar com tinta e prensar contra o papel ou tecido. Uma espécie de carimbo.

O que tem de tão especial é que o artista pode “prensar” todas as etapas de sua criação. Elas serão obras inviduais e em conjunto.

Nunca sei se acrescento mais uma cor, se corto mais um pouco. Nunca sei se vou odiar meu próximo movimento. Só sei que o frio na barriga, de perder o que os olhos gostam, me é real quando estou chegando ao fim de uma brincadeira artística.

Fotografei algumas etapas do processo da banqueta, o que será dela semana que vem, só Deus sabe…branquinha

P&B

fim

completo



2 Comments so far
Leave a comment

Deixa decapè…

Comment by Papito

Má!

Adorei o recadinho de vocês!
Vou voltar a postar sim! Hoje mesmo acho que vou escrever umas coisas!

Precisamos super marcar mais encontros “gordos” (ahaha amei o termo!!!). Ficarei em sp até o natal – se vcs tiverem livres vamos fazer algo!

Beijos!

*PS – adorei o banquinho! Casal mega “bricolage” hein! ehehe

Comment by isa




Leave a Reply

