PicNic… PicMe


Pão, Manteiga e Geléia
November 2, 2008, 11:08 am
Filed under: Doce, Uncategorized

Uma deliciosa mania de infância…

Tudo começou com uma das nossas ídas a Portugal nas férias de Julho.

A Fer pediu de café da manhã Pitta com manteiga e geléia.

Lógico que eu fiquei super curiosa (desde quase sempre fui curiosa pra comida!), quis provar a invenção da minha prima.

Aquele pão Sírio (que ela chamar até hoje de Pitta!!) bem fininho cortado ao meio (só mãe mesmo pra ter essa paciência!) com manteiga e geléia de morango foi uma das coisas mais aconchegantes que já provei!

Desde então é minha perdição.

Semana passada teve um café da manhã em famíllia aqui em casa. Foi ótimo, todo mundo leva no bom humor o excessivo espaço que tem no nosso apê (cerca de 50 M²). E com a desculpa desse evento, o Rick me fez um agrado: comprou geléia de morango!

Eu evito comprar, porque são três itens proibidos de se adquirir: manteiga aviação (a favorita do Vovô Paulo, que a Irene proibia com razão nas geladeiras da rua Japão!), geléia de morango (de preferência Queensberry) e pão (esse é impossível de comer um pedacinho só!! – o de hoje foi uma Chalá do Santa Luzia apresentada pela Tia Nica).

Maaaaas já que todos esses ingredientes estavam dando sopa essa manhã resolvi matar a vontade e a saudade da minha prima!

Descobri a pouco tempo que existe um seguimento na cozinha que se denomina de Confort Food (seria mais ou menos comida aconchegante!). Os pratos apresentados e ensinados nesta linha são todos com a intenção de dar aquela deliciosa sensação de conforto e amor (tipo um chocolate quente cremoso no inverno) e de preferência de preparo fácil e rápido.

A representante dessas receitas na TV é a Nigella Lawson, que teve seu livro traduzido e lançado aqui no Brasil recentemente. (NIGELLA EXPRESS, Ed. Ediouro) http://www.nigella.com/


5 Comments so far
Leave a comment

Ai Má…. que vontade que deu de comer!!!! hehehe fica bom ambém com requeijão…. dá um ar de cheese-cake sabe…. heheh mta saudade…adorei o blog, as fotos estão lindas!!! queria ver mais do casório..qdo vc vai por?…beijao

Comment by Marina- ribeirão

Nina e Rick,
estou gostando muito do blog de vocês. Digo vocês porque para mim vocês dois são um só. Que eu posso fazer? A cara é dos dois…
A idéia foi ótima e a execução está melhor ainda. Muito gostoso ter notícias deste modo. Não parem não.
Beijos do
Papito e Sogrito

Comment by Papito

Sogrito,
concordo com vc. Apesar de os posts serem escritos pela Má e a maioria das fotos tb serem tiradas por ela (que está se revelando excelente fotógrafa, fato que alguns desconheciam), o blog conta a vida dos dois (que é uma só)!
Abraço!
Rick
ps: essa chalá do Santa Luzia é mesmo imperdível.

Comment by Rick

Oi Ma Lil Sis,

realmente o conceite de confort food anda em alta, mas corre o risoc nos EUA de se associar demais a ideia de comida calorica e pesada que nos deixa em situacao de semi knock-out na sala de casa, ou na mesa do restaurante.

Gosto de pensar no confort food mas na linha que vc descreveu acima, sendo aquela comida que consegue nos levar de volta ao tempo a uma momento de nossas vidas que esta gravado na nossa memoria como uma fotografia, onde conseguimos recordar o sentimento, olfato, som e sabor daquela memoria que vai se contextualizando a cada mordida, nos levndo ao nirvana.

Enjoy your confort foods, and as you savor them, try to convey the full experience of that moment, stretch the range of the emotions that explode out of the occasion and maximize your five senses. Take yourself into a trance where you feel so intense that it is almost as if you were never going to snap out of it….
Then, OPEN YOUR EYES, and bring yourself back into this beaultiful life that you have, and run as fast as you can to seek the next big emotion, explore life to the fullest.
love, bigbrother ale.

Comment by AleBigBrother

[…] geléia. Pão com manteiga e geléia. Já fiz geléia de […]

Pingback by jelly « PicNic… PicMe




Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: