PicNic… PicMe


Calda de Caramelo
May 5, 2010, 8:14 pm
Filed under: Doce, Uncategorized

Sempre fui do contra. Sempre arrumei discussão. Sempre quis diferente.

E foi assim com sorvete. Toda criança queria sorvete de palito ou quando aceitava o de massa tinha que ter quilos de cobertura. Eu sempre quis o de massa, na casquinha e não na taça, sem cobertura por favor.

Fiz essa cobertura de caramelo por pura curiosidade e por que pra fazer um belo milkshake tem que ter aquela caldinha dourada marcada no copo, né?

Foi uma boa surpresa e o Ric, que faz parte das crianças que comem mais calda do que sorvete, adorou a minha aventura!

Melhor de tudo é que é feito por você, com poucos ingredientes, rapidinho e sem mil conservantes e corantes maléficos!

Calda de Caramelo:

(original daqui com fotos ótimas do processo!)

Ingredientes:

1/2 xícara de água

1 xícara de açúcar

80 g de manteiga

1/2 xícara de creme de leite fresco (natas frescas)

Preparo:

Em uma panela, coloque a água e o açúcar*, leve ao fogo médio e mexa constantemente com um batedor de aro (fouet) ou com uma colher de pau até levantar fervura, daí em diante NÃO mexa mais. Deixe todo o açúcar derreter e ficar com um tom âmbar/caramelo.

Adicione a manteiga à panela e misture com o batedor de aro até que a manteiga esteja derretida.

Tire a panela do fogo e espere alguns segundos (+ ou – 5) e adicione o creme de leite aos poucos, sempre batendo com o batedor de aro, até incorporar. O caramelo irá aumentar de volume.

Espere esfriar um pouco e então coloque em um recipiente hermético.

* Essa receita com água é para o caso de se utilizar uma panela com fundo fino e isso tornará o processo mais longo, mas o resultado será o mesmo. Caso tenha uma panela de fundo grosso, pode omitir a água da receita!

Cuidado com o caramelo, ele é bem mais quente que água fervendo!!!!

Tenha tudo preparado pertinho de você, o açúcar não espera ninguém! Qualquer descuido e ele queima…

De início a calda será bem líquida, mas quando esfriar, ganha consistência e textura mais encorpada!

About these ads

12 Comments so far
Leave a comment

Má, vc tem comunidade do seu blog no fecbook para eu curtir????
Te amo, beijoss

Comment by Helena

gostaria de uma receita de caramelo tão maravilhoso como este, porém completamente diet. Voc^teria pra me ensinar? Assim posso comer sozinha, sem dividir com ninguém. bj Angela

Comment by angela amado

ai Tia, acho que é impossível esse seu pedido! Mas eu faço essa pra você e te dou escondido de todo mundo! nosso segredo!!!

Comment by ninacosta

Era isso q tava procurando. TKS por dividila c a gente.

Comment by Helo

:) Espero que goste do resultado!

Comment by ninacosta

Oi, Nina! Será que essa calda fica boa pra fzr uma torta, ou pavê? Queria fazer uma sobremesa inspirada naquele chocolate twix. Seria uma camada de chocolate, uma de biscoito e outra de caramelo, essa calda dá pro gasto? Bjss

Comment by Sarah Rayana (@sarahrayana)

Oi Sarah, Acho que quanto ao sabor super funciona, só fico na dúvida da consistencia, pode ser que a calda fique muito líquida e não fique “no lugar” quando montar a sobremesa e depois cortar as fatias.. Mas se for fazer em taças individuais acredito que não tenha problema, é uma questão de testar! Boa sorte!

Comment by ninacosta

:)

Comment by ninacosta

Parabéns pela receita!! Excelente, usei para por na pipoca…Amo pipoca com corbetura de caramelo, fugindo do industrializado, achei sua receita, e é maravilhosa eu fiz e todos daqui amaram!! Meu irmãozinho que nem gosto de pioca comeu tudo, haha

Comment by Jessica Oliveira

Oi Jessica,
que bom que gostou!! Achei a ideia ótima de cobrir pipoca com a calda, vou tentar aqui em casa também!
Bjs

Comment by ninacosta

Olá Nina, fiquei com água na boca só de olhar. Gostaria de saber se posso usar esta calda para “forrar” a forma de pudim de leite antes de levá-lo ao forno. Gostaria de ter uma calda mais amanteigada no pudim. Ou será q fazendo isto ela acabará se misturando com o pudim, uma vez q é mais cremosa?

Comment by Lorena Krüger

Oi Lorena,
Tudo bem?
Sinceramente não sei qual seria o resultado se usasse essa calda para um pudim. Não sei como ela se comporta no forno e se serviria para manter o pudim separado da forma (que eu saiba, a calda tradicional acaba sendo uma forma de “untar” a forma para o pudim e não deixar que grude e desenforme corretamente..).
Minha sugestão é que você adicione essa calda depois do pudim pronto, como uma calda extra mesmo!
Boa sorte e espero que de certo!

Comment by ninacosta




Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: