PicNic… PicMe


Limão Rosa
July 24, 2009, 9:39 am
Filed under: Doce, Uncategorized

Jarra de Suco de Limão Rosa

Limão Rosa, foi o nome que o vendedor da banquinha de legumes e frutas orgânicas me passou.

Ele de rosa só tem o nome, na verdade é laranja, o meu laranja favorito: aquele com cor de sol poente.

Amei a idéia de um limão novo e comprei logo uma bandeijinha com cinco dos tais para provar no singelo café da manhã seguinte.

Café discreto e tranquilo em casa, para por o papo em dia e relaxar dentre as árvores do meu jardim.

Fiz os cupcakes que o papai tinha reclamado não provar, e fiz um suco natural, como ele sempre gosta de ter na mesa de desjejum.

O Ric, por pura curiosidade, já tinha tirado uma tampinha do limão pra testar seu sabor. Curioso mesmo é que ele adora suco de açúcar com um pouco de limão, ou seja, seu veredito – de que o limão era muuuuito azedo – já era esperado. Tentou convencer até os animais a provar, em vão, é obvio!

Minha primeira surpresa com o limão foi logo ao partí-lo ao meio. Ele tem os gomos no formato de mexirica, bem diferente de limão Tahiti ou Siciliano. A cor é impressionantemente linda e apetitosa.

Na hora de espremer veio a segunda surpresa: muito fácil de fazer, e com sementes. Agora sim, definitivamente mais uma mexirica do que um limão.

O suco ficou lindo, coloquei um pouco de água e deixei sem açúcar, para que cada um pudesse ajustar a doçura a seu paladar.

Mais uma vez, o Ric não aguentou de curiosidade e provou o suco antes dos outros chegarem. Caras e bocas a parte, o suco foi impetuosamente desaprovado.

Bem, todos chegaram e eu apresentei o suco. O Ric fez o alerta. Papai e Rapha foram corajosos assim mesmo.

A careta do papai foi impagável. Misto de brincadeira e verdade, acrescentou açúcar sem dó (ele está de regime, só pra constar). Em seguida, veio a explicação do especialisata em laranja:

“Esse limão é pra temperar salada, chama limão-vinagre. É ótimo, pra temperar salada.”

Foi só depois de todas as análises, críticas e risadas que eu resolvi provar o limão rosa.

Definitivamente único. Deve ficar muito bom pra temperar salada, mas amei como suco. Não é para o paladar de qualquer um, tem que ter paciência e perspicácia para apreciar tal acidez.

Tudo começa pela aparência subjulgada. Aquela cor de laranja sol provoca uma falsa impressão de doçura, o que leva à primeira decepção. Decepção causada por um julgamento sem fundamento, afinal o suco é de limão, o que logo diz “azedo”. Ainda com o sumo na boca, um misto de “não é tão azedo assim” e um “mas é mais acído do que o esperado” se intercala com um sabor sutil de limão-mexirica único.

Afinal, com um pouco de açúcar e muita atenção, me pareceu um suco primoroso e especial.

Chegei à conclusão, enquanto diminuia as fotos no PhotoShop, que esta é a minha perfeita metáfora.

Cheguei à conclusão, ontem no carro, que tenho sido uma pessoa mentirosa. O Ric tentou me corrigir e acredita que tenho sido apensa distante da realidade, mas para mim, tenho mentido. Mentido para mim mesma e para todos a minha volta.

Eu sou uma pessoa doce e ácida ao mesmo tempo. Entretanto, como a maioria não sabe lidar bem com a acidez, logo a confunde com mau-humor, rabugentice, encrenquice ou chatice, quando na verdade é apenas acidez, o que não é necesáriamente negativo, afinal, um bom vinho deve ter uma acidez equilibrada para ser considerado bom. A falta ou o excesso dela o torna inferior em qualidade.

Tenho omitido essa minha acidez, com o objetivo de me tornar mais “amável” aos olhos alheios, quando na realidade, são os outros que não querem lidar com as minhas verdades ditas, que incomodam e trazem um clima quase “chato” à mesa.

Sou como o limão-rosa. Tenho a aparencia doce, mas cuidado, tenha atenção, sou ainda assim um limão.

Tenho me queixado da falta de atenção dada às minhas falas. Raramente uma pessoa pára seu pensamento e me escuta.

(Segundo a Tia Ana Paiva, não é por acaso que existem duas palavras para expressar a audição: Ouvir e Escutar. Elas têm uma tênue diferença. Ouvir é simplesmente usar o orgão auditivo. Escutar, no entanto, é prestar atenção ao que está sendo dito a você).

Posso ser doce ou azeda, mas sou exatamente o que sou. O limão rosa, muito dificilmente, é uma fruta que se possa aprender a gostar. Ou se tem estômago pra isso ou não tem.

Pra resumir a ópera, prestar atenção a todas as partes de algo apresentado a você é fundamental. A nomenclatura, a textura, a coloração, o sabor inicial e o que fica depois de engolir, a sensação final.

Isso, na minha opinião, vale também para as pessoas, que são por natureza mutantes.

Me pergunto o motivo de um ser humano ser capaz de apreciar todas as características de um vinho, estudá-lo e ainda compreender as fases de sua maturidade e as mudanças que ocorrem em função disso, e não conseguir fazer o mesmo com relação a outros seres humanos.

Sou um limão rosa, já fui mais limão, agora ando só no rosa. Preciso ter coragem de mostrar que sou os dois, limão e rosa. Preciso confiar que as pessoas são capazes de me apreciar, mesmo com caracteristicas tão singulares, que podem ser um tanto indigestas.

Limão Rosa

About these ads

4 Comments so far
Leave a comment

Má, esse foi o post que mais gostei até agora!!!!

Vc é uma pessoa de sensibilidade única.
E eu tbm me considero uma pessoa agridoce. Hehehe… Mas, infelizmente, eu acabo sendo sempre azeda com os mais íntimos. Isso é uma coisa que eu venho tentando melhorar há alguns anos…
Ainda bem que o Salmoni curte coisas azedas… hehe… Aliás, ele iria amar esse suco!

Seu blog está delicioso de ler. Eu tava c/ a leitura atrasada e adorei poder ler cada post!

*smacks*

Comment by fematsu

Fe,
Que bom que vc me entende!
Sei que as vezes agente pensa que as pessoas que mais amamos vão se cansar de tanto aguentar azedume, mas acho que elas nos amam do jeito que somos.
É lógico que ficar doce de tempos em tempos da um certo respiro, mas não dá pra fingir com os mais próximos, se não a vida fica uma mentira, né?!
Pode contar comigo pra trocarmos acidez e douçura!
Obrigada pelo apoio!
Bjbj

Comment by ninacosta

Você é o máximo. Criativa, doce, prendada, amorosa e muito mais
Angela

Comment by angela

demais,escreve um pensamento,poema,sei la, algo bem legal sobre o limao rosa,sabe por que…quero colocar nas paredes da LIMÃO ROSA SANDUICHERIA E SUCOS, eu procurei tanto um nome e quando descobri esse fiquei super feliz com a escolha, escreve pra mim, escreve…esse depoimentos já vao pra la,com seu nome é claro,e e claro se voçe permetir não é, muito obrigada eu amei…

Comment by marlene trapp de freitas




Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: